Defesa Civil alerta para riscos de improvisar formas de aquecimento durante o inverno

Uso inadequado de fontes de calor exige cuidados redobrados durante a estação; veja dicas de como prevenir acidentes

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 22/06/2026
Horário 08:23
Foto: Defesa Civil
Utilização de fogões, lampiões, fogueiras e outros para aquecer cômodos pode provocar incêndios
Utilização de fogões, lampiões, fogueiras e outros para aquecer cômodos pode provocar incêndios

Com a chegada do inverno, neste domingo, e a previsão de temperaturas mais baixas no oeste paulista, a Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população sobre os cuidados necessários para prevenir acidentes durante a estação.

A utilização de fogões, lampiões, churrasqueiras, fogueiras e recipientes com carvão em brasa para aquecer cômodos pode provocar incêndios e comprometer a qualidade do ar em ambientes fechados. Já os aquecedores elétricos exigem atenção às instalações, pois a sobrecarga de tomadas e extensões ou a falta de manutenção podem causar superaquecimento e curto-circuito.

“A recomendação é utilizar apenas equipamentos adequados e em boas condições, sempre de acordo com as orientações do fabricante. Também é importante mantê-los afastados de cortinas, colchões, móveis e outros materiais inflamáveis, garantir a ventilação dos ambientes e evitar deixá-los ligados durante o sono”, ressalta o órgão.

A Defesa Civil ainda destaca que idosos, crianças e pessoas em situação de maior vulnerabilidade merecem atenção especial durante os períodos de frio intenso. Os cuidados também devem ser estendidos aos animais de estimação. “Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193”, reforça.
 

Publicidade

Veja também