A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para dois fenômenos meteorológicos que vão atingir o território paulista nesta semana. Entre esta terça e quarta-feira, a formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil deve intensificar os ventos em todas as regiões do Estado, incluindo o oeste paulista, com rajadas de intensidade “forte a muito forte”.
Esse cenário pode provocar queda de árvores e galhos, destelhamento de construções, danos à rede elétrica e até dispersão de focos de incêndio em áreas de vegetação. O mapa de risco de queimadas, desta semana, já tinha sido divulgado pelo órgão, e aponta a região de Presidente Prudente em situação de “emergência” nesta terça e na sexta-feira, enquanto na quarta e na quinta-feira, o status é de “alerta”.
“A Defesa Civil orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores, mantenha distância de cabos elétricos rompidos e redobre a atenção em áreas abertas e rodovias”
Chegada do veranico
Logo após a passagem do ciclone, o Estado deve enfrentar outro fenômeno que exige cuidado: o veranico. A partir desta quarta-feira, uma massa de ar seco associada a um bloqueio atmosférico favorecerá dias de calor intenso e baixa umidade. O fenômeno, que pode durar de três a cinco dias, deve elevar as temperaturas a níveis próximos aos do verão, com máximas de 34°C em Presidente Prudente.
“A combinação de calor e ar seco aumenta significativamente o risco de queimadas. A Defesa Civil reforça a importância de não utilizar fogo para limpeza de terrenos, não queimar lixo e evitar o descarte de bitucas de cigarro às margens de rodovias”, frisa o órgão, que orienta que, em caso de incêndio, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou a Defesa Civil, pelo 199.