Denatran aponta que veículos brancos lideram a frota de Prudente

Último balanço do órgão, feito em agosto deste ano, indica que carros brancos são os favoritos dos prudentinos, com 45.172 unidades; profissionais, que comercializam veículos, especulam os motivos

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 16/11/2021
Horário 04:01
Foto: Weverson Nascimento
Veículos brancos seguem como favoritos dos prudentinos
Veículos brancos seguem como favoritos dos prudentinos

O mais recente balanço sobre a frota de veículos em território nacional realizado, em agosto, pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), aponta que os carros brancos são os preferidos da população prudentina. De acordo com os dados da entidade, com 45.172 unidades, a cor branca está no topo da lista do número de veículos divididos pela tonalidade do modelo. 
Para o gerente comercial da Liane Veículos, Jordão Amorieli, a demanda maior por veículos brancos, na concessionária, confirma-se. “Realmente, a procura pela cor branca é maior. Talvez por ser uma cor neutra e que agrada a todos os públicos”, aponta Jordão, o qual relata que o estoque de carros brancos é superior por conta da alta demanda. 
Já o diretor comercial da Diretta Veículos, Alexandre Motta Chemin, aponta que na loja, desde o ano passado, a busca por veículos da cor prata tem se equiparados aos carros brancos. “A cor branca foi a mais procurada nos últimos cinco anos, mas desde 2020, no caso de 0km e seminovos, o cinza passou a ter mais procura”, explica. Para ele, a revenda de veículos brancos é mais fácil porque, em caso de repintura, o “branco ainda é o que mais a se equipara com a pintura original”.

"Bola da vez"

Já o proprietário da Castell Veículos, Antônio Caetano Pardo, o Tano, considera o carro branco como “a bola da vez”. Conforme Tano, os veículos brancos, na década de 80, não eram tão populares por serem da mesma cor dos táxis na cidade de São Paulo. “Aqui no interior quando alguém via um carro branco já taxava como táxi. Mesmo que aqui os taxis não fossem brancos isso daí entrou na cabeça das pessoas”. O empresário pontua que, passada esta fase, os veículos pratas cresceram no gosto popular e, posteriormente, os automóveis da cor preta. “Agora a bola da vez não é mais o carro preto. Hoje, a bola da vez é o branco: compra bem, usa bem e vende bem”, completa. 
A financeiro e cliente da Castell, Vanessa Kumizaki, sempre optou por veículos brancos por serem, segundo ela, mais fáceis de vender. “Penso também que não aparenta tanta sujeira. Acho que o branco predomina, acho que é a cor de carro mais básica e tradicional”. Vanessa revela que o gosto por veículos brancos é algo de família. “Todos os meus carros foram brancos. O antigo, um Kazinho [Ford Ka] era dessa cor e o de agora, um Chevrolet Onix, também é. Meu pai tem uma Chevrolet Meriva branca há oito anos e também teve um Volkswagen Voyage branco. Então, a gente sempre optou por serem modelos que são de mais fácil revenda e por ser uma cor básica”. 
Confira na tabela abaixo o balanço do Denatran quanto à divisão da frota de veículos, em Presidente Prudente, em cores:

CORES DA FROTA DE VEÍCULOS EM PRUDENTE

Tonalidade

Quantidade

Branca

45.172

Prata

36.436

Preta

33.733

Cinza

18.574

Vermelha

17.365

Azul

11.662

Verde

6.449

Bege

4.280

Amarela

2.335

Marrom

1.294

Sem Informação

849

Dourada

618

Laranja

558

Roxa

447

Fantasia

148

Rosa

128

Grena

69

Fonte: Denatran

Publicidade

Veja também