Dengue

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 18/04/2023
Horário 04:19

As autoridades da saúde de Adamantina confirmaram, na última semana, três mortes em consequência da dengue na cidade. São 1.720 casos de dengue na cidade e mais de 3.553 notificações registradas. Agentes da saúde destacados para o combate à doença na cidade realizam o mutirão “Bota a dengue para fora” no bairro Cecap, que recolhe materiais inservíveis. Conta também com as equipes da Secretaria Municipal de Obras, que efetuam a retirada de galhos, móveis velhos, entre outros materiais inservíveis, ou mesmo restos de construções ainda deixados na área urbana.

DENGUE II
Conforme se noticiou, as equipes do Departamento de Controle de Vetores atualmente trabalham em duas frentes distintas. Os profissionais que atuam na aplicação do inseticida estão na região central, próximo à igreja matriz. Já a equipe que faz o controle dos criadouros trabalha nas proximidades da Avenida Capitão José Antônio de Oliveira. “Infelizmente, os casos continuam subindo. Nossas equipes estão atuando e continuamos pedindo apoio da população para que juntos consigamos combater os criadouros que continuam sendo encontrados”, afirma Franciele Anselmo, secretária de Saúde de Adamantina.

MAUS-TRATOS
A Polícia Militar de Inúbia Paulista prendeu um homem por maus-tratos a animais. Após denúncia, os policiais encontraram sete cães em ambiente insalubre, sem comida e sem água.  O indivíduo, que utilizava os cães para caça, foi autuado por maus-tratos a animal, recebeu voz de prisão e os cachorros foram removidos até o abrigo da Prefeitura de Inúbia Paulista. A ação contou com o apoio do Policiamento Ambiental, do Centro de Zoonoses do município de Lucélia e da equipe da Polícia Científica.

CURSO
Cerca de 50 integrantes dos Lions Clubes da Região E do Distrito LC 8, da Nova Alta Paulista, estiveram no sábado em Irapuru, participando de um treinamento de nível intermediário sobre toda estrutura daquele movimento. No encontro, conheceu-se detalhes de como fundar e trabalhar com uma entidade de ações voluntárias em benefício de uma comunidade. O treinamento foi conduzido pelo cirurgião dentista Leonardo Mori, presidente da Divisão E 1, e os trabalhos contaram ainda com presenças do presidente da região, Djalma Quinelato, e também de José Delfino, presidente de Divisão E 2.

SEGURANÇA NAS ESCOLAS
Em Osvaldo Cruz, uma parceria entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Promotoria de Justiça, Prefeitura e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) resultou na criação de um canal eletrônico de comunicação para denúncias, comunicados e informações sobre segurança nas escolas. Qualquer pessoa que tenha informações sobre casos de violência ou situações suspeitas em escolas de Osvaldo Cruz pode acessar o link de denúncias e comunicar às autoridades competentes. A recomendação das autoridades é que as pessoas deixem salvo em seus celulares e computadores o código e o link de denúncias para facilitar o acesso e garantir a segurança de todos.
 
OBJETIVOS

Com a criação desse canal, as autoridades esperam receber informações importantes para prevenir e combater a violência nas escolas, garantindo a segurança de estudantes, professores e funcionários. A segurança nas escolas é uma questão que precisa do envolvimento de toda a comunidade. Ao denunciar situações suspeitas, as pessoas estão ajudando a proteger a integridade física e emocional dos estudantes, criando um ambiente mais seguro e saudável para todos. O link para acesso ao canal eletrônico de denúncias é https://bit.ly/3zXkzEz.

SEGURANÇA NAS ESCOLAS II
A Secretaria de Educação de Inúbia Paulista realizou um encontro na sede da Prefeitura para discutir políticas e protocolos de segurança para as escolas do município.  A reunião contou com a presença do prefeito Beto Pires, do comandante da Polícia Militar do município, sargento Marques, além de representantes do setor de educação, vereadores e membros da comunidade. O objetivo foi garantir a integridade física de alunos, professores e colaboradores das instituições de ensino. 

SEGURANÇA NAS ESCOLAS III
Os trabalhos de segurança nas escolas da rede municipal já vêm sendo feitos há muito tempo em cidades da região. Panorama e Junqueirópolis foram os primeiros a adotarem essas medidas, seguindo depois por outros municípios. Os sistemas utilizam campainhas e, em muitos casos, existe a necessidade de interfone. Irapuru também por três anos vem usando esse sistema de fiscalizar as entradas nas escolas, para quaisquer pessoas estranhas aos serviços escolares.

FILOSOFANDO EM TROVAS
Seis dias foi todo o tempo
Para Deus fazer o mundo
E os homens com suas bombas
O destruirá num segundo.
                                               (José Costa)

Publicidade

Veja também