Dengue: Prefeitura diz que 80% dos criadouros estão nas casas e articula novas ações de conscientização

Força-tarefa foi definida durante reunião nesta quarta com Conselho Municipal de Saúde, igrejas, associações de bairro e sociedade civil

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/04/2023
Horário 18:46
Foto: Rodolfo Viana/Secom
Em reunião, Prefeitura ainda afirmou que notificará moradores que não autorizam entrada de agentes de saúde
Em reunião, Prefeitura ainda afirmou que notificará moradores que não autorizam entrada de agentes de saúde

Em Presidente Prudente, ações contra a dengue foram definidas pela Prefeitura, Conselho Municipal de Saúde, igrejas, associações de bairro e sociedade civil durante reunião no Centro Cultural Matarazzo, realizada nesta quarta-feira. Dentre elas, estão o "Dia D - Todos Contra a Dengue", além de mutirões e uma carreata neste sábado, às 8h30, saindo do Museu e Arquivo Histórico Antonio Sandoval Netto e seguindo em direção ao centro. As ações de conscientização são necessárias, porque, segundo a coordenadora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Vânia Maria Alves, 80% dos criadouros estão nas casas.

"Temos muitas recusas, o morador não deixa a equipe da VEM entrar. Essas pessoas serão notificadas", afirmou a coordenadora. "Na próxima semana, estaremos colocando em prática essas novas ações da força-tarefa, assim como todas as entidades presentes na reunião irão ajudar nesta conscientização", sintetizou.

O prefeito Ed Thomas (sem partido) compôs a mesa de trabalhos e convocou todos os presentes para auxiliar a Prefeitura numa grande força-tarefa. Segundo ele, "é necessário um engajamento de toda a sociedade, pois manter a cidade limpa é o único caminho e que envolve toda a sociedade". "A Prefeitura com sua responsabilidade e cada morador fazendo a sua parte na limpeza dos seus quintais", afirmou.

De acordo com o chefe do Executivo, a reunião e as ações definidas têm como proposta a conscientização da população. Ed Thomas falou da "atuação e esforço da Prefeitura" no recolhimento do lixo e nos mutirões de cata-treco, além de contar com ecopontos; da atuação da Cooperlix (Cooperativa Trabalhadores Produtos Recicláveis de Presidente Prudente) na reciclagem; e do descarte dos resíduos da construção civil.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdinei Vanderlei da Silva, falou da importância de mobilizar toda a sociedade e as entidades. "Precisamos fazer uma ação que possa surtir resultados. O mato alto não dá dengue. O que dá dengue é o que jogam no mato alto”, disse o presidente do conselho.

Conforme o titular da Sesau, Breno Casari, cada centro de apoio à dengue (a cidade conta atualmente com três) tem realizado mais de 230 atendimentos por dia. "Todas as ações necessárias e possíveis estão sendo feitas", destacou. Ele ainda lembrou que, nesta semana, houve redução de 20% nos atendimentos à dengue devido a uma curta estiagem, mas que o alerta ainda continua em relação à doença.

Leia mais

Publicidade

Veja também