Depois dos 60 é preciso fortalecer as pernas!

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 12/07/2023
Horário 04:30

Chegar aos 60 anos hoje em dia já não é mais raridade. Lembro que meus avós, todos eles, morreram bem antes dos 60 anos.
Ano a ano a idade do brasileiro tem aumentado, chegando em algumas regiões do Brasil a expectativa de vida próxima dos 80 anos.
Para manterem-se saudáveis, idosos precisam fazer o que poucos gostam: atividades físicas. Ficar sentado no sofá, deitado na cama pode ser o que a maioria dos idosos prefere, provavelmente devido à correria de mais de30 anos de trabalho intenso e exaustivo. Mas, justamente após os 60, é preciso fazer com que os músculos não atrofiem e percam força, pois geram dor, fraqueza, desequilibro e quedas.
Muitos familiares de idosos perguntam, quais seriam as atividades físicas mais indicadas. Muitos educadores físicos dirão desde a singela caminhada pela manhã no horário em que o sol está ainda fraco para absorver a vitamina D, passando por natação, andar de bicicleta, até esportes como judô e boxe. Vai depender do interesse e do estado geral do idoso.
Com as atividades físicas o fortalecimento das pernas depois dos 60 anos é importante para manterem-se ativos. Estes cinco exercícios servem como dicas.
* Natação. Idosos não gostam de água de piscina. Reclamam que é suja, da alergia e sentem frio. Mas a natação constitui um dos esportes que mais fortalecem os músculos, principalmente dos braços e das pernas, além de proteger as articulações e ajuda controle da osteoporose.
* Corrida leve e diária é apropriada, pois gera impacto nas articulações e ossos favorecendo melhora das articulares e dos músculos.
* Andar de bicicleta para muitos idosos deixou de ser uma atividade física, passou a ser um meio de transporte, de locomoção.
* Caminhada leve por pelo menos 30 minutos diários é importantíssimo. E numa caminhada muitas vezes vão admirar paisagens e encontrarem amigos.
* Por fim, a musculação na academia.  Hoje vemos muitas pessoas acima dos 60 anos fazendo seus treinos. Levantando pesos e com certeza melhorando sua atividade muscular e cardíaca.
Com o objetivo de ganhar realmente massa muscular na terceira idade a melhor escolha é a musculação. Isso porque os exercícios dessa modalidade ajudam a prevenir a redução de massa magra, além de estimularem o fortalecimento dos músculos, o que traz significativa melhor na capacidade mental, afinal, aumentando a massa muscular, aumenta-se tambem vasos sanguineos, especialmente das pernas, melhora o desempenho do coração e mais sangue para o cérebro evitando a precocidade das demências.

Publicidade

Veja também