Descuidos em festas juninas aumentam riscos de acidentes elétricos; veja orientações

Entre práticas perigosas, estão fogos de artifícios e fogueiras acesas na direção da rede de energia, improviso nas instalações elétricas e adereços amarrados perto da fiação

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 12/06/2023
Horário 14:46
Foto: Freepik
Enfeites devem ser pendurados longe de postes e fios, alerta concessionária
Enfeites devem ser pendurados longe de postes e fios, alerta concessionária

Chegou a temporada de festas juninas. Nas escolas, nas ruas, salões, sítios ou chácaras, os festejos encantam pela beleza das bandeirinhas, enfeites luminosos e fogueiras. Mas toda essa alegria pode ser tragicamente interrompida se na organização do evento não forem avaliados os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica. Fogos de artifícios e fogueiras acesas na direção da rede de energia, improviso nas instalações elétricas e adereços amarrados perto da fiação aumentam riscos de acidentes graves e até fatais. 

O gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste, Luiz Moreto, destaca que muitas pessoas não se lembram dessas orientações na hora de montar a festa. “Estamos sempre em alerta em relação a qualquer demanda que envolva energia elétrica. Quanto às festas juninas, é importante que a comunidade compreenda que seguir as orientações é imprescindível para evitar acidentes e também interrupções de energia”, reforça. 

Para começar, Luiz alerta sobre o risco real das fogueiras próximas à rede de energia. “O calor em excesso das chamas pode danificar cabos e estruturas, causando curto-circuito e a interrupção no fornecimento de energia. Já os fogos de artifício não devem ser soltos na direção de postes e condutores de energia, a fim de que não atinjam a rede elétrica, o que também pode provocar um curto-circuito e até incêndios de grandes proporções”, esclarece.

Quanto aos enfeites, seja na rua ou na fachada do imóvel, a recomendação é que sejam pendurados longe de postes e fios. “Orientamos que substituam os enfeites de metais por adereços de materiais isolantes, como borracha e silicone, por exemplo, para evitar que conduzam energia em eventual contato com a rede”, acrescenta.

Para quem vai precisar de pontos de iluminação em áreas externas, o conselho é contratar um profissional especializado. “Não faça ligações clandestinas junto à rede elétrica externa. Além de crime, o risco de acidente é alto e pode ser fatal”, expõe Luiz.

Choque elétrico 

Se presenciar uma situação de choque elétrico, o cidadão não deve tocar na vítima que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a concessionária pelo telefone 0800 70 10 326 para que seja feito o desligamento da energia.   

Reforçando as dicas   

  • Cuidado ao pendurar as bandeirinhas na rua. Elas devem ficar distantes da fiação;   
  • Ligação clandestina é crime e coloca a vida de pessoas em perigo;   
  • Não monte arraiais próximo à rede de energia;   
  • Ligações provisórias devem ser solicitadas à Energisa;   
  • Estruturas metálicas devem estar devidamente aterradas;   
  • Nunca manuseie equipamentos eletroeletrônicos com o corpo molhado;  
  • Não solte fogos ou acenda fogueiras próximo à rede elétrica;   
  • Não solte balões. Eles podem causar graves acidentes se atingirem a rede elétrica ou subestações. 
Publicidade

Veja também