Em abril do ano passado, o Estado ganhava mais um reforço no combate à criminalidade com a criação de novos Baeps (Batalhões Especiais de Polícia), sendo um deles instalado em Presidente Prudente. Desde então, o 8º Baep, assim chamado, tem atuado na região em que está sediado de forma semelhante aos padrões do policiamento de choque, e tem se destacado nos flagrantes.
Como resultado, desde sua criação até julho deste ano, foram presas e apreendidas 622 pessoas e recuperados 13 veículos produtos de roubo ou furto.
No mesmo período, também foram recolhidas 85 armas de fogo ilegais e um total de 2.601,7 quilos de entorpecentes.
Além destes números, no primeiro dia do mês de setembro, a unidade foi responsável pela apreensão de 2,1 toneladas de maconha. As drogas foram localizadas em um caminhão produto de furto, que foi recuperado. O motorista do veículo foi preso.
Padrão “Rota”
O 8º Baep conta atualmente com uma frota de 32 viaturas e mais de 230 homens e mulheres que passaram por treinamento coordenado e aplicado pelo CPChq (Comando de Policiamento de Choque), incluindo disciplinas específicas da Rota (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar), do 2º e 3º BPChq (Batalhões de Policiamento de Choque), do COE (Comando e Operações Especiais) e do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).
O trabalho da unidade na região de Presidente Prudente se soma a outros 12 batalhões especializados do Estado, instalados nas zonas leste e central da Capital, Barueri, São Bernardo do Campo, Campinas, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba e Bauru.
Baep foi instalado em Abril de 2019, na sede do CPI-8
Baep conta atualmente com uma frota de 32 viaturas
SAIBA MAIS
Cães de faro recebem treinamento no Baep
Anna Caroline Funayama Soares, soldado no Baep
"Temos cada vez mais menores envolvidos no tráfico de drogas"