O Relatório Metodológico do IPS (Índice de Progresso Social) Brasil 2025, documento que oferece uma radiografia inédita do desempenho socioambiental dos municípios brasileiros, com base em 57 indicadores, aponta Presidente Prudente, com uma população de 234.083 habitantes (2024), distribuída em uma área de 560,64 km², com pontuação de 67,35 em uma escala que vai até 100, alcançando a 110ª posição entre as 5.570 cidades brasileiras, e a 72ª colocação entre os 645 municípios paulistas.
O PIB (Produto Interno Bruto) per capita de R$ 39.770,77 (2021) da capital do oeste paulista ficou neste ano na posição 1.453 também em relação aos 5.570 municípios do país. Com tal dado, o IPS ainda mapeia 50 cidades que têm a mesma faixa de PIB per capita para que seja possível uma comparação entre elas.
Com isso, o relatório apresenta o IPS Geral, suas dimensões e componentes com os chamados “faróis” nas cores verde (forte), amarelo (neutro) e vermelho (fraco). Estes demonstram a performance do município em comparação com as demais cidades listadas para comparação.
Composto por 57 indicadores secundários de fontes públicas que são exclusivamente sociais, ambientais e que medem resultados, não investimentos, o IPS Brasil 2025 apresenta variáveis que foram agregadas em um índice geral, com nota de 0 a 100, e índices para três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades e seus 12 componentes.
Na dimensão “Necessidades Humanas Básicas”, Prudente ficou com índice de 83,84, na 403ª entre os 5.570 municípios do Brasil, com farol verde. Quanto aos seus componentes, farol amarelo para Nutrição e Cuidados Médicos Básicos (80,26/765), Moradia (95,09/730) e Segurança Pessoal (65,91/2.938). O quesito Água e Saneamento (94,1/137) recebeu farol verde.
“Fundamentos do Bem-estar” foi a dimensão, também de farol verde, que ficou com 72,11 de pontuação, na 38ª posição do país. Quanto aos componentes, todos eles também foram assinalados com faróis verdes: Acesso ao Conhecimento Básico (81,12/685), Acesso à Informação e Comunicação (77,57/72), Saúde e Bem-estar (63,0/592), e Qualidade do Meio Ambiente (66,75/186).
Última dimensão, “Oportunidades” apresentou farol amarelo (46,0/1.121), com três componentes em verde: Direitos Individuais (30,25/939), Liberdades Individuais e de Escolha (65,09/53), e Acesso à Educação Superior (59,22/185). Inclusão Social (29,79/5.477), no entanto, ficou no vermelho.
“Diferente de métricas tradicionais baseadas em parâmetros econômicos, o IPS Brasil mede diretamente os resultados que impactam a qualidade de vida das pessoas, olhando exclusivamente para parâmetros sociais e ambientais”, expõe o levantamento. “Isso torna o IPS Brasil uma ferramenta estratégica para gestores públicos, organizações da sociedade civil, setor privado e investidores sociais que desejam atuar com base em evidências e promover políticas públicas, projetos e investimentos que visam o impacto social, mais eficazes”, prossegue o relatório.
A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, argumenta que os indicadores divulgados pelo IPS Brasil têm como base o ano de 2024. E, na avaliação, o município alcançou nota 67,35, sendo classificado na categoria “Forte”.
“Em áreas em que o município não foi contemplado com uma nota alta, a nova gestão já trabalha mudanças, como é o caso da inclusão”, ressalta a administração municipal, que informa que, recentemente, foi lançado o censo que vai mapear e identificar pessoas com deficiência, uma ferramenta que permitirá implantar políticas públicas mais assertivas e alinhadas às demandas reais da população.
“Nas necessidades humanas básicas, como o acesso à água, moradia e saneamento, Prudente aparece em patamares elevados, evidenciando a eficiência das políticas de infraestrutura desenvolvidas no município. Atualmente, as secretarias municipais atuam de forma integrada e buscam ampliar parcerias com o governo do Estado, a União e a iniciativa privada com o objetivo de captar recursos e viabilizar projetos que promovam ainda mais qualidade de vida à população”, garante o Executivo.
O resultado de Presidente Prudente é relativo a outros 50 municípios na mesma faixa de PIB per capita, em 2021, sendo eles: Alto Alegre dos Parecis (RO), Anahy (PR), Assis (SP), Atalaia (AL), Bilac (SP), Braga (RS), Campos Novos Paulista (SP), Canoinhas (SC), Cavalcante (GO), Cornélio Procópio (PR), Corumbá (MS), Crissiumal (RS), Faxinal do Soturno (RS), Formoso (MG), Gouvelândia (GO), Iguatu (PR), Inaciolândia (GO), Iporã do Oeste (SC), Itapetininga (SP), Macau (RN), Marmeleiro (PR), Mauá da Serra (PR), Mundo Novo (MS), Nova Aliança do Ivaí (PR), Nova Hartz (RS), Paranaíba (MS), Pará de Minas (MG), Patrocínio (MG), Pitangueiras (PR), Platina (SP), Porto Velho (RO), Presidente Prudente (SP), Rio Pardo (RS), Ruy Barbosa (RN), Santa Luzia do Norte (AL), Santa Terezinha (MT), Serra Nova Dourada (MT), São Domingos do Azeitão (MA), São José das Missões (RS), São José do Cedro (SC), São João do Polêsine (RS), São Lourenço do Sul (RS), Tatuí (SP), Tenente Portela (RS), Toropi (RS), Três Barras do Paraná (PR), Três Passos (RS), Ubarana (SP), Vilhena (RO), Witmarsum (SC).
Reprodução/IPS Brasil
Relatório apresenta IPS com os chamados “faróis” nas cores verde (forte), amarelo (neutro) e vermelho (fraco)