Vitoria Benini Cavichioli, 29 anos, arquiteta e designer de interiores, participa da Mostra Morar Bem, em Presidente Prudente, pela primeira vez. Segundo ela, que está bastante animada e feliz, Prudente precisa conhecê-la. Seu ambiente, uma área gourmet tem o título “Aninhar-se”. Segundo ela, no espaço, o visitante encontrará um pedacinho dela e de sua mãe em cada lugar.
Ela conta que nasceu e cresceu em Prudente, mas aos 16 anos foi embora para São Paulo para estudar, fez arquitetura, pós de designer de interiores no Instituto Europeu e ficou por lá trabalhando. Mas ela e sua família sempre foram muito unidos, então, depois de 13 anos, há dois meses, ela voltou .
“Voltei para o meu colo, meu refúgio, ‘meu ninho’. Tanto que numa das paredes estão três quadros com as palavras: refúgio, afeto e acolhimento. E a área gourmet é o espaço que eu passei mais tempo com a minha família quando eu vinha para minhas férias. Muita gente faz as refeições na sala, no sofá e eu sempre falo que a mesa é onde a gente compartilha desde comemorações a angústias. É onde se tem a atenção, o carinho do outro”, ressalta a profissional, que trouxe para a mostra um pedacinho do que ela tem com a sua família de acolhimento. “Quero muito que a pessoa entre e se sinta à vontade!”, anseia a jovem.
Vitoria destaca que todas as peças de cerâmica do ambiente foram feitas por mulheres como Juliana Keiko, Roberta Lira e Leonor Ferreira. E tem também um artista plástico, Vinicius Porto, que desenvolveu dois quadros que se chamam “Caminho de Casa”, que tem tudo a ver com o espaço da artista, que volta ao seu ninho!
Para a jovem arquiteta, Prudente é uma cidade grande, que tem um fluxo de pessoas grande, além de seus moradores, então, ela acha muito importante um evento em que o público possa passear, permear e entender o que está acontecendo de atual e não ficar refém apenas do que as redes sociais mostram.
“E arquitetura é arte. Indico a todos que puderem, que venham conhecer a mostra. Prudente tem um público aberto que adere a novas ideias. Por exemplo, eu fiz um teto com uma tenda militar. Algo muito diferente e que ficou lindo [risos]”, destaca a profissional.
Leia mais:
Morar Bem abre ao público e segue para visitação até 20 de agosto em Prudente
Espaços fazem conexão com o passado, com as raízes de cada um