Os últimos detalhes do 32º Festival de Pipas Raul Albieri foram fechados em reunião na manhã de ontem, no Campo de Futebol da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista). Na ocasião, a comissão de apoio, realização e representantes das empresas participantes, acertaram o posicionamento das oito tendas e recursos necessários para a realização das atividades. Com a expectativa de público de até cinco mil pessoas, o festival está marcado para ocorrer no domingo, a partir das 9h.
A novidade para a edição deste ano é relacionada ao tema central estipulado, que faz alusão aos 100 anos de Prudente. Pensando nisso, o evento contará com uma exposição de fotos sobre a história da cidade e do Festival de Pipas, realizado pelo João Albieri, filho de Raul Albieri, que deu origem a festividade.
A Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) também irá promover um memorial em comemoração ao seu 90º aniversário. “Estaremos prestigiando o festival com um resumo do que aconteceu desde a fundação da associação, juntamente com a história do centenário. Nos sentimos honrados por essa participação, que também entrou em nosso calendário de aniversário”, declara o presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro.
O Campo de Futebol da FCT/Unesp foi cedido para a realização do evento, pois trata-se de um evento cultural e lúdico, que atrai a população e serve de extensão para os serviços da universidade, conforme o diretor da instituição, Marcelo Messias. “É natural a participação da universidade nesses eventos culturais, para participar da vida da sociedade e também porque fazemos parte da história da cidade. Os professores e alunos irão participar como monitores”, completa.
O evento
As pessoas que desejam participar do festival devem efetuar as inscrições no dia do evento, podendo participar de quatro categorias: maior, criativo, temático e destaque especial, que engloba os três quesitos anteriores na visão da comissão julgadora. Serão entregues troféus aos primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria, exceto para o destaque especial, em que apenas uma pipa é eleita. Também serão distribuídas bicicletas aos primeiros lugares.
Além da premiação, o Lions Clube Centro estará presente para promover uma oficina de confecção de pipas, na qual serão feitas 50 unidades e outras 300 serão distribuídas às crianças presentes. “Nossa ideia é fazer com que as crianças se liguem nas brincadeiras antigas e deixem um pouco de lado as tecnologias”, acrescenta o representante do Lions, Eduardo Toledo Dias. Informou ainda que irão fornecer todo o material para a montagem do brinquedo.
Na mesma tenda, em parceria com a Lions Clube Centro, a autora do livro educativo “A Pipa”, Neucelia Félix da Silva, participará do festival comercializando e distribuindo 20 exemplares de sua obra. “No livro ensino como confeccionar seu próprio brinquedo e destaco os cuidados com cerol e áreas com fios elétricos”, ressalta.
No dia haverá sorteio e distribuição de brindes, pipoca e algodão-doce gratuitos, bem como atividades de lazer e entrega de picolés (um para cada participante), promovida pela Uepa Sorvetes. Ademais, haverá barracas de alimentação com venda de comidas e bebidas. O dinheiro arrecadado será 100% destinado a Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente).
“Serão comercializadas 500 doces e a mesma quantidade de chorro-quente, com isso, a nossa expectativa é de conseguir superar os valores do ano passado, que foi de R$ 5 mil. Esses eventos são importantes para fortalecer o trabalho das entidades”, declara a vice-presidente da Feapp, Elizandra Rodrigues, a respeito da participação no Festival.