Detento agride agente em Osvaldo Cruz

REGIÃO - Bruno Saia

Data 25/04/2015
Horário 10:12
 

Um agente de segurança penitenciária foi agredido com chutes e socos por um detento, por volta das 7h30 de ontem, durante a abertura das celas da Penitenciária de Osvaldo Cruz para banho de sol. De acordo com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), o agente foi surpreendido por um preso, que o agrediu.

O detento foi contido por outros agentes e encaminhado para o isolamento preventivo para aguardar a averiguação dos fatos. Os demais presos do setor foram recolhidos em suas celas para manter a ordem no local e o resto da unidade permanece com a rotina normal.

Segundo a secretaria, o agente sofreu "apenas ferimentos leves" e o caso foi notificado à delegacia do município. Também será instaurado procedimento apuratório disciplinar contra o sentenciado. "Ressaltamos que a unidade será em breve automatizada, o que garantirá mais segurança para os servidores. A automação das celas evita o contato físico dos agentes com número excessivo de presos na soltura e no trancamento, minimizando drasticamente a possibilidade de uma agressão", destaca o órgão, por meio de sua Assessoria de Imprensa. "A SAP solicitará, ao Juízo de Direito das Execuções Criminais, a internação do preso no regime disciplinar diferenciado, com proposta de permanência por um período de 360 dias", completa o texto.

 

Intervenção


O Sindasp (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo), por meio de sua Assessoria de Imprensa, foi quem primeiro relatou a agressão ao agente e destaca também que o diretor administrativo da sede regional de Lucélia, Celso Antoniel, se deslocou imediatamente até a unidade para prestar auxílio ao funcionário agredido. Segundo ele, a tranca da penitenciária por 15 dias já foi determinada.

O diretor do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, acompanhou o servidor até a delegacia para a elaboração do boletim de ocorrência e para a realização de exames no IML (Instituto Médico Legal). Ainda de acordo com o sindicato, "possivelmente, o GIR deverá ser chamado para realizar uma varredura na unidade".
Publicidade

Veja também