Detento se autodenomina “o diabo” e é morto por outros presos em cela na Penitenciária de Montalvão

Crime ocorreu na noite desta terça-feira e resultou na prisão de seis encarcerados, com idades entre 27 e 37 anos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/11/2023
Horário 15:39
Foto: Arquivo
Penitenciária Wellington Rodrigo Segura está localizada em Montalvão, distrito de Prudente
Penitenciária Wellington Rodrigo Segura está localizada em Montalvão, distrito de Prudente

Um detento de 45 anos foi morto, na noite desta terça-feira, em uma cela na Penitenciária Wellington Rodrigo Segura em Montalvão, distrito de Presidente Prudente. O crime resultou na prisão de outros seis encarcerados, com idades entre 27 e 37 anos. 

O registro de ocorrência aponta que agentes penitenciários foram acionados pelos próprios detentos envolvidos no crime. Segundo relatos, um detento teria inicialmente afirmado que havia “degolado um frango”. Logo depois, outro detento, que se identifica como uma mulher trans, alegou que ela e seu companheiro de cela haviam cometido o homicídio por conta de um comportamento inapropriado da vítima durante o banho. O detento, que veio a ser morto na sequência, teria passado a mão nas nádegas da encarcerada. 

Os dois suspeitos foram separados e colocados em celas distintas pelos agentes penitenciários, que imediatamente acionaram a Polícia Civil. O delegado de plantão da Delegacia Seccional de Polícia de Presidente Prudente, Eduardo Iasco Pereira, juntamente com a perícia criminal, compareceu ao local.

Reviravolta no caso

Porém, a reviravolta no caso veio enquanto os presos eram transferidos para a delegacia:  eles foram ouvidos conversando entre si. Nessa conversa, foi revelado que, além da dupla, outros quatro estariam envolvidos no homicídio. O motivo alegado para o assassinato foi que a vítima teria se autodenominado “o diabo”, o que teria gerado descontentamento entre os suspeitos. 

Além disso, a dupla teria dito durante a conversa que a versão inicial teria que ser sustentada, no entanto, os denunciantes confirmaram a participação dos outros suspeitos no crime. 

Após as investigações preliminares, os seis encarcerados foram detidos e indiciados com base nos depoimentos dos detentos, seus antecedentes criminais e as informações fornecidas pelos agentes penitenciários. A autoridade policial ratificou a prisão em flagrante dos suspeitos e solicitou a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva com base nos requisitos legais previstos no Código de Processo Penal. 

Apuração preliminar

Em nota, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informou que abriu uma apuração preliminar para averiguar a morte do detento, registrada na noite desta terça-feira na cela de inclusão Penitenciária de Montalvão. A pasta de Administração Penitenciária ratificou que dois detentos confessaram o crime e os outros quatro presos também foram levados à delegacia como suspeitos. 

De acordo com a SAP, foi realizada perícia no local e os familiares do falecido foram comunicados, recebendo o apoio necessário. A unidade está solicitando ao Juízo a inclusão dos infratores no regime disciplinar diferenciado.

Publicidade

Veja também