Detran-SP disponibiliza agendamento para provas práticas de direção no Estado

A partir de segunda, CFCs poderão atender alunos que tiveram processo de habilitação interrompido durante o período de quarentena

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 23/07/2020
Horário 15:26
Arquivo - Governo estadual permitiu aplicação dos exames práticos em ambientes abertos
Arquivo - Governo estadual permitiu aplicação dos exames práticos em ambientes abertos

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) retorna a aplicação das provas práticas de direção em todo o Estado a partir de segunda-feira. Por meio de agendamento prévio pelo sistema e-CNH, os CFCs (Centros de Formação de Condutores) poderão atender alunos que tiveram o processo de habilitação interrompido durante o período de quarentena.

Em junho, o governo estadual permitiu, de forma gradual, que as atividades dos CFCs fossem iniciadas com as aulas práticas. A partir de agora, o processo se estende à aplicação dos exames práticos, em ambientes abertos, de forma segura, aderente ao Plano São Paulo, seguindo protocolos sanitários do Detran-SP, debatidos com entidades que representam a categoria. O material está disponível no portal www.detran.sp.gov.br.

Para o diretor-presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani Neto, a ampliação dos serviços digitais e as inovações tecnológicas trarão benefícios aos profissionais também após o período de distanciamento social. "O Detran vem trabalhando intensivamente para melhoria dos serviços prestados e o nosso objetivo é aprimorar cada vez mais os procedimentos para garantir agilidade e autonomia aos processos de habilitação. Não mediremos esforços para que o retorno aconteça de forma segura, possibilitando que as autoescolas mantenham suas atividades e o pleno atendimento dos seus alunos", destaca Neto.

Entre as ações realizadas pelo órgão este mês, estão a entrega de 320 mil CRVs (Certificados de Registro do Veículo) via drive thru, tanto para despachantes quanto para particulares, e de 65 mil CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação), via drive thru, para CFCs, e pelos Correios, para os endereços de cadastro dos cidadãos. 

Por meio dos serviços online, o Detran-SP ampliou em 48% as opções digitais para manter os atendimentos aos usuários. Entre as 64 opções disponíveis no portal (www.detran.sp.gov.br) e pelo aplicativo Detran-SP, estão renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na CNH, entre outros.

Com relação às aulas teóricas, o sistema de reconhecimento facial, desenvolvido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) para que os alunos possam realizar as aulas de forma remota, em casa, já está pronto e as empresas podem disponibilizar mais essa opção a seus clientes. 

Vale lembrar que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) alterou de 12 para 18 meses o prazo para conclusão do processo de habilitação.

 

Leia mais

Publicidade

Veja também