Detran-SP registra 4.013 emplacamentos de veículos em Prudente em 2022

Aumento em comparação a 2021 passado é de 0,17%; reportagem repercutiu dado com quatro concessionárias e revendedoras de veículos no município

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 17/01/2023
Horário 04:02
Foto: Reprodução/Revista Carro
Detran-SP registrou aumento de sete emplacamentos de veículos em Prudente em 2022  
Detran-SP registrou aumento de sete emplacamentos de veículos em Prudente em 2022  

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) registrou 4.013 emplacamentos de veículos em Presidente Prudente de janeiro a dezembro de 2022, sete a mais do que em relação a 2021, quando foram registrados 4.006 emplacamentos no município. 
Diante do tímido crescimento de 0,17% de um ano para o outro, a reportagem deste periódico repercutiu o dado com quatro concessionárias e revendedoras de veículos da cidade para saber como foi o cenário de vendas em 2022 se comparado a 2021. 
Na Liane Veículos, o gerente da concessionária, Jordão Amorieli, relata que o estabelecimento teve uma variação pequena de emplacamentos, com uma alta de cerca de 5%. “Foi uma oscilação pequena. A gente deve ter tido um aumento na faixa de 5% em relação ao ano passado, o que é considerada uma estabilidade, não? De certa forma, ficamos felizes, porque não teve queda e isso mostra recuperação”, considera o gerente da concessionária. 
Para Jordão, 2023 será um ano desafiador diante da previsão de aumento da produção da indústria automobilística no Brasil. “A previsão da indústria é de um crescimento de pouco mais de 20% no número de emplacamentos. Vai ser desafiador. Creio que será um ano bom”, especula.
Vendedora na Hyundai Caoa de Presidente Prudente, Kesia Nascimento pontua que a concessionaria está equiparada com o mercado local, porém, relata que o quadro de vendas dos últimos anos não é tão positivo se comparado ao de 2019, ano que antecedeu a pandemia. “Antes de começar a pandemia, por exemplo, vendíamos uma média mensal de 40 a 50 carros. Hoje em dia, a gente vende uma média de 20 por mês”, exemplifica Késia. 
Questionada sobre o motivo do cenário atual não ser tão favorável, a vendedora é direta ao apresentar sua perspectiva. “Com toda certeza, a inflação. Um carro, por exemplo, que o cliente comprava por R$ 50 mil hoje está por R$ 120 mil, fora a taxa de financiamento [que também aumentou]”. No entanto, a profissional relata que o quadro de 2022 foi mais favorável do que de 2021. “Lojas fechadas, ano de pandemia. Acredito que 2022 foi bem melhor. Mas são outras épocas, não? Não tem como comparar 2019 para agora, ano passado para agora. Está tudo muito doido”, comenta a vendedora. 

Contrastes nos cenários

Na revendedora Saradão Veículos, a porta-voz do estabelecimento, Gisele Canaver, conta que as vendas em 2021 foram mais favoráveis do que em 2022. Ela justifica o porquê. “No geral, caiu em 2022. O ano de 2021 foi melhor para nós. Segundo as pesquisas que a gente tem acompanhado por aqui a população está endividada, muita gente com nome sujo e score baixo. E [tem] política, né?”, repercute Gisele.
Já para o proprietário da Castell Veículos, Antônio Caetano Pardo, 2022 foi excelente no quesito de vendas de veículos, com crescimento de aproximadamente de 10% em relação a 2021. “Para mim aqui foi talvez um dos melhores anos”. Ele conta que durante a pandemia o estabelecimento passou a atuar no comércio online, aumentando o leque de abrangência de clientes para além da região de Presidente Prudente. “Nós aprendemos a fazer venda online. Montamos uma equipe para atuar nas plataformas digitais. Hoje não vendemos mais somente para Prudente e região e sim em todo Brasil”, relata.  
O proprietário da Castell crê que em 2023 o cenário será ainda melhor. “A expectativa com essa mudança de governo é que o ano será bem melhor. Estamos acreditando nesse novo governo, com uma nova postura”, acredita.

Publicidade

Veja também