Devotas caminham de Irapuru ao Santuário de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 16/03/2021
Horário 04:33
Foto: Cedida
As devotas em frente à igreja
As devotas em frente à igreja

Três devotas de Santo Expedito, cumprindo uma promessa devida ao santo, realizaram uma caminhada de Irapuru até o santuário. Ângela Bussola, professora, Roseli Cristina da Silva, cabeleireira, e Ângela Cazella, comerciante, fizeram a caminhada escalonada para atingir seus objetivos. Utilizaram os acostamentos ou então as estradas de terra ao lado da rodovia, para completar o percurso. A promessa foi feita por Ângela Bussola, que alcançou uma graça e, tão logo se dispôs a cumpri-la, recebeu a adesão das duas colegas. Todas se sentiram realizadas e confortadas pelo santo compromisso.

Mais um pouco de história

A XII Legião tinha o nome de Fulminata, nome que significa algo como “Vem como um raio”. A Fulminata tinha cerca de 8 mil homens contando soldados, escravos e cavaleiros. No tempo de Expedito, ela defendia as fronteiras orientais do Império Romano contra os bárbaros asiáticos. Expedito comandou a XII Legião de 296 a 303 d. C. Para ser comandante de uma Legião Romana era preciso muita competência e bravura. Tanto que, alguns anos antes, a mesma XII Legião tinha sido comandada por um imperador romano, Marco Aurélio, numa campanha onde hoje é a Eslováquia. Sabe-se que Expedito era um líder competente. Seu cargo equivaleria hoje ao de um general. Ele se tornou famoso por manter a disciplina dos soldados e todos o respeitavam. Por outro lado, como a maioria dos soldados romanos, o comandante Expedito tinha uma vida devassa, rodeada de luxo, prazeres e fama.

Na pandemia

Com o avanço dos casos de coronavírus e as medidas tomadas pelo governo do Estado, existe uma preocupação por parte dos fiéis em relação às festas pelo Dia de Santo Expedito, em 19 de abril. Muitos acreditam que, mesmo em situação mais branda, devotos estarão na cidade para agradecer e louvar pelo santo. Mesmo assim, todos ainda deverão estar usando máscaras e os demais cuidados para se evitar contágios. As vacinas já estarão adiantadas, mas existe um prazo para que as mesmas façam efeito. Mas o padre Umberto acredita que todo o trabalho será bem planejado e que cada fiel sabe seus limites e responsabilidades.

Metro quadrado

A campanha do metro quadrado está a todo vapor. Ela foi retomada a fim de angariar mais recursos para a conclusão final do santuário, que da forma em que se encontra está animando muitos devotos. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (18) 3267-1177, junto à secretaria paroquial e o seu talão do carnê será remetido ao endereço do colaborador.

Rifa

Uma campanha em andamento e que tem recebido atenção dos fiéis é uma rifa de uma camionete Fiat/Strada Adventure 2013 usada, mas bem conservada. Além desse, como 2° prêmio uma TV 32”, 3° prêmio uma bike, 4° prêmio uma bike e 5° prêmio um micro-ondas. Interessados em colaborar entrar em contato com a secretaria paroquial pelo fone (018) 98152-0045 e falar com José Carlos. Valor de R$ 10 cada número.

Cumprimentos

A coluna recebeu cumprimentos pelo material publicado na edição passado quando deu enfoque à posição do bispo Diocesano de Presidente Prudente, dom Benedito Gonçalves dos Santos, abordando o turismo da cidade e a preocupação daquela diocese no trabalho em favor das obras do santuário.

Jovem

Lucas H. da Silva, de Presidente Prudente, tem 16 anos, mas contatou a coluna dizendo que seu sonho é conhecer Santo Expedito, rezar na igreja e visitar as obras do santuário, pois seus contatos são apenas por fotos. Se diz devoto do santo, a quem muito pediu pela recuperação da saúde de uma pessoa da família. É uma demonstração de que os jovens devem estar mais perto das coisas de Deus e respeitar todas essas forças santificadas. Quando tiver oportunidade de realizar essa visita, certamente o padre Umberto o estará acolhendo como faz com todos os devotos que o procuram.

Publicidade

Veja também