Dez dias respirando esporte e mostrando talentos que muitos desconhecem

EDITORIAL -

Data 23/07/2022
Horário 04:15

Há dez dias, atletas de diversas cidades paulistas participam em Presidente Prudente, da final da 37ª edição dos Jogos Abertos da Juventude. As disputas, que seguem até hoje, envolvem 2,8 mil competidores, de 14 delegações regionais, em 15 modalidades esportivas (atletismo, basquetebol, damas, futebol, futsal, ginástica artística e ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez). Diferentes lugares da cidade sediam as competições, que têm agitado as torcidas e movimentado as redes sociais das equipes.
Todos os dias, O Imparcial tem trazido reportagens sobre o evento, enfocando, principalmente, os destaques prudentinos na competição. Entre as medalhas conquistadas ontem, trouxemos na edição deste sábado, por exemplo, duas da equipe de natação do Colégio Criarte/Pruden Aço/Semepp: Jéssica de Oliveira do Amaral Chaves foi prata nos 200 m (metros) nado medley. E Camila YunnaKanegaki, bronze nos 100 m borboleta. Muitos, desde o dia 14, vêm alcançando o pódio. 
Claro que conseguir medalhas é extremamente importante não só para a equipe, que está representando a cidade num evento tão tradicional, como para o crescimento profissional do atleta, que sonha com isso durante toda a carreira. Mas não é o feito principal proporcionado pelos Jogos.
Organizados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, os Jogos Abertos da Juventude reúnem atletas de até 19 anos, com o propósito de gerar oportunidades aos jovens de desenvolverem todo seu potencial esportivo e propagar a prática das várias modalidades esportivas, mas também promover a melhora da saúde mental e física (os treinos são intensificados, principalmente perto do início da competição), valorizando os conceitos de disciplina e das técnicas de cada modalidade. 
O evento incentiva a prática do esporte entre os atletas e, também, entre as pessoas que assistem. Promove a integração, troca de experiências e o lazer. Ainda que existam torcidas rivais e times adversários em campo, em quadra ou nas piscinas, quantas amizades não são formadas durante as disputas?
Os pontos positivos não param por aí. Com a visita de pessoas de diversos lugares do Estado, que gastam com alimentação, hospedagem e transporte, uma competição como esta gera uma intensa movimentação no comércio e aquece, de forma significativa, a economia da cidade.
Prudente se despede hoje dos Jogos Abertos da Juventude. Dez dias respirando esporte e mostrando talentos que muitos desconhecem. Para alguns, novas medalhas na bagagem. Para outros, experiência, aprendizado, oportunidade de mostrar o que sabem e o que ainda podem conquistar!
 

Publicidade

Veja também