Dia D contra influenza tem 1,6 mil doses aplicadas em Prudente; vacinação continua nos postos

Ação ocorreu no sábado, nas 28 salas de vacina do município; nesta etapa inicial, imunizante é oferecido apenas para grupos prioritários

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 15/04/2024
Horário 17:37
Foto: Iury Greghi/Secom
Dia D de vacinação contra influenza ocorreu no sábado, em Prudente
Dia D de vacinação contra influenza ocorreu no sábado, em Prudente

Com 1,6 mil doses aplicadas, foi realizado no sábado o Dia D de vacinação contra a influenza nas 28 salas de vacinas que funcionam nas unidades de saúde de Presidente Prudente. A ação, feita pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), ocorreu das 8h às 14h.

Nesta etapa, a campanha contra a influenza tem como público-alvo crianças com idades entre seis meses até cinco anos e 11 meses, pessoas com mais de 60 anos, professores, profissionais de saúde, gestantes e puérperas, entre outros grupos prioritários.

Em relação às crianças, foram aplicadas 452 doses no Dia D. Já entre os idosos, 585 receberam o imunizante contra a influenza. As demais doses foram administradas a outros grupos.

Para as pessoas que não puderam se vacinar no Dia D, vale lembrar que a imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, em todos os postos de saúde da cidade, até o dia 31 de maio. Aos sábados, das 9h às 15h, a Sesau mantém um plantão de vacinação na unidade de saúde da Vila Marcondes, das 9h às 15h.

É preciso a levar carteirinha de vacinação e CPF (Cadastro da Pessoa Física) ou certidão de nascimento.

Tipos do vírus

De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Segundo a pasta, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. "A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a campanha nacional de vacinação contra a gripe", expõe.

Este imunobiológico oferecido no SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul.

Grupos prioritários da campanha

- Crianças de 6 meses a menores 6 anos;
- Pessoas de 60 anos e mais;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Indígenas vivendo fora das terras indígenas;
- Indígenas vivendo em terra indígena;
- Quilombolas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Adolescentes em medidas socioeducativas (< 18 anos);
- População privada de liberdade (< 18 anos);
- Funcionário do sistema de privação de liberdade;
- Comorbidades;
- Professores;
- Forças Armadas;
- Pessoas em situação de rua;
- Forças de segurança e salvamento;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
- Trabalhadores portuários.

Publicidade

Veja também