Dia de Homenagem

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 31/03/2023
Horário 04:18

Mineiro de Lavras, que esteve pela 1ª vez em Prudente há mais de 80 anos e anos mais tarde radicou-se em definitivo na cidade, o advogado, professor e historiador Benjamin Teodoro de Resende recebe nesta sexta-feira (31) o título de Cidadão Prudentino.

À NOITE NA CÂMARA
Concedida pelos 13 vereadores da 18ª legislatura, a homenagem está programada para às 20h na Câmara Municipal. O homenageado nasceu em 21 de maio de 1933. Portanto, dentro de 51 dias estará completando 90 anos de idade.

FILOSOFIA E LETRAS
Em meados da primeira metade dos anos 1950, Benjamin fez em Prudente o curso clássico no então Instituto de Educação (IE) Fernando Costa. Época em que o clássico era voltado para filosofia e letras; e o científico tinha maior foco em ciências. 

TRÊS FORMAÇÕES
Sua primeira formação de nível superior foi em Direito, na lendária Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo. Também formou-se em Letras, em Jacarezinho; e em Pedagogia, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Prudente.

RAÍZES PRUDENTINAS
Fez duas especializações em literatura e uma em direito; e mestrado em educação na Unoeste. Atuou como advogado, professor universitário e escritor; autor de Raízes Prudentinas, de 1 a 4, e o livro Raízes Centenárias, em homenagem aos 100 anos de fundação de Prudente. Atualmente, escreve para O Imparcial, na Revista Domingo.

UNIÃO CONJUGAL
Foi casado com Abedi Mimari Teodoro de Resende (1933-2017), mais conhecida como professora Hebe, que era irmã de Maria Apparecida Memari Botosso, a professora Cida Botosso, do Conservatório Musical Maestro Julião.

ILUSTRE FIGURA
O casal teve os filhos Jovana, Nelio, Maria do Carmo e Vanessa, que lhes deram cinco netos. Benjamin Teodoro de Resende, o professor Benjamin – como é mais conhecido, é uma ilustre figura prudentina: amado, respeitado e admirado.

PEDIDO REITERADO
A vereadora Nathália Gonzaga (PSDB) volta a se manifestar sobre o pedido para que a administração municipal inclua em seu site a seção de “Achados e Perdidos” de animais, visando contribuir com o bem-estar animal. 

FAZENDO ANIVERSÁRIO
Em novo requerimento, a vereadora conta que fez o primeiro pedido em abril do ano passado e que teve resposta de que seria possível a disponibilização do serviço, mas que seria necessário definir o funcionamento interno, antes do seu desenvolvimento.

RESPOSTA, SEM AÇÃO
Conforme Nathália, a solicitação foi feita ao prefeito Ed Thomas (sem partido) e a resposta foi dada pela Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação); porém, sem disponibilizar o serviço. 

MODELO PAULISTA
Entre os exemplos de cidades brasileiras que adotaram essa medida, em Campinas a Prefeitura criou a seção em sua página oficial com o nome de Portal Animal. Além do Achados e Perdidos, são oferecidos outros serviços. Um deles é a adoção. 

CASTRAÇÃO E SAÚDE
Dentre os serviços estão o Castra Móvel, com agendamento. São duas clínicas veterinárias, em pontos estratégicos da cidade de 1,2 milhão de habitantes, sem a necessidade de agendamento. Tem ainda o Samu Animal que atende pelo 156.

Publicidade

Veja também