Dia de São Sebastião será comemorado em 2 missas

Primeira celebração será amanhã às 8h, na Catedral, e a segunda às 19h30, seguida de procissão por algumas ruas da cidade

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 19/01/2022
Horário 06:55
Foto: Arquivo
Imagem na Catedral! São Sebastião, rogai por nós!
Imagem na Catedral! São Sebastião, rogai por nós!

Amanhã é feriado de São Sebastião em Presidente Prudente. Fiéis devotos do santo poderão celebrar o seu dia em duas missas na Catedral que leva o seu nome, às 8h e às 19h30, com procissão por algumas ruas da cidade. O monsenhor José Antônio de Lima reforça que os primeiros que aqui chegaram, encontrando uma região de muitas matas, florestas, onde havia muitas doenças, por influências já vindas da Europa, de Portugal, iniciaram a devoção a São Sebastião como protetor do rebanho, da saúde dos animais, contra pestes, epidemias da época. 
“Ele era o santo protetor contra doenças e pelo que me consta também foi um pedido da esposa de um dos fundadores que o santo fosse o padroeiro da primeira paróquia. E depois da cidade. À medida que a população foi crescendo, essa devoção foi se arraigando. E com a criação da Diocese [16 de Janeiro] o padroeiro ficou São Sebastião”, expõe monsenhor, que é o responsável pela Catedral de São Sebastião.
A pedido de dona Izabel Goulart! Realmente, de acordo com um dos textos de um dos quatro livros “Raízes Prudentinas” do escritor Benjamin Resende, “O Padroeiro Mártir São Sebastião” quando o coronel Francisco de Paula Goulart chegou por essas terras em 1917, em busca da terra prometida, ele deixou, sua esposa dona Izabel Dias Goulart com os filhos pequenos, em Assis (SP). A pedido dela, uma das primeiras construções feitas foi a igrejinha, a uns 200 metros da estação ferroviária. Era um barracão de 5m (metros) de comprimento por 3m de largura. 
Mais tarde, à medida que os lotes foram sendo vendidos, uma igreja maior foi construída, onde, hoje, fica a fonte luminosa, na Praça Nove de Julho. Data, desse tempo, o pedido de dona Izabel ao coronel, para, em homenagem ao mártir, batizar, com o nome de São Sebastião, o seu filho nascido no dia 19 de janeiro e colocar a imagem do santo no alto do altar-mor, como padroeiro da cidade que nascia. O coronel concordou com o nome dado ao filho, mas, nas coisas da Igreja, quem mandava era o bispo. Contudo, ao que tudo indica foi aceito.

Ele tinha um desejo: tornar-se mártir

A história de do padroeiro de Presidente Prudente, São Sebastião, pode ser encontrada em vários sites. Mas, trazemos hoje a que está no site da Canção Nova. Conforme o portal, ele nasceu em Narbonne, filho de pais oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. Desde cedo São Sebastião foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e aos irmãos.
Ao entrar para o serviço como soldado no Império, era saudável tanto fisicamente quanto mentalmente e, principalmente, na alma. 
Não levou muito tempo até que se tornasse o primeiro capitão de guarda do Império. Esse grande homem de Deus ficou conhecido por muitos, pois, como autoridades sabiam de Diociano, a Igreja e os tempos eram duramente perseguidos – porque o imperador adorava os deuses. Enquanto ele não adorava as coisas, mas as três Pessoas da Santíssima Trindade.
Esse mistério o levava a consolar de maneira secreta, mas muito sabia aqueles que eram presos; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito. Assim São Sebastião se tornou defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, que eram presos. 
Ele também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir! E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante do imperador, que estava muito decepcionado com por se sentir traído. 
Mas esse santo deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse; denunciando o paganismo e a injustiça.São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechas sobre ele foram lançados até o ponto de pensarem que estava morto. Uma mulher, confirmada por sua esposa, cuidou das feridas dele. 
Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, ele apresentou-se novamente ao imperador, pois queria o seu bem e de todo o Império. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.

Reprodução “Raízes Prudentinas”

Primeiro altar-mor da primeira Capela São Sebastião

Publicidade

Veja também