Dia dos Pais: Acipp e Sincomércio acreditam em crescimento nas vendas

Lojistas do segmento masculino também seguem otimistas e com estoques reforçados para a data

PRUDENTE - Cassia Motta

Data 02/08/2025
Horário 08:05
Foto: Cedida
Opções para presentear o paizão não faltam
Opções para presentear o paizão não faltam

Considerada a segunda melhor data para o comércio varejista, o Dia dos Pais deve apresentar crescimento nas vendas. Segundo o presidente da Acipp (Associação Comercial e de Inteligência de Presidente Prudente), Raul Audi Junior, no ano passado, a data movimentou aproximadamente R$ 7,7 bilhões no Brasil. Para este ano, pesquisas apontam uma expectativa de crescimento em torno de 2% nas vendas do varejo, com o tíquete médio em cerca de R$ 250. “O consumidor cada vez mais equipara a data, em importância, com o Dia da Mães, e presenteia como expressão de carinho, forma de homenagem e conexão emocional. É um momento em que o consumo se mistura com o afeto”.

Para o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), a expectativa é de crescimento moderado nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. “Em 2024, o comércio local registrou alta de aproximadamente 5,2% nas vendas no mês da data comemorativa, e a projeção atual para 2025 indica um desempenho sem grandes variações em relação ao ano anterior. A tendência é que o consumidor mantenha o nível de consumo, porém, com mais seletividade”, afirma o presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis.

Foco nas datas comemorativas

A Acipp vem apoiando os lojistas com cursos e palestras focados nas datas comemorativas do ano, abordando temas como marketing digital, qualidade do atendimento e outros que ajudam a acelerar as vendas e a transformar compras em experiências cada vez mais personalizadas e significativas para os clientes. “Esses eventos são gratuitos e fazem parte de nosso Programa de Aceleração do Comércio e são realizados sempre com a parceria do Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], sendo o mais recente deles, em julho, voltado exatamente ao Dia dos Pais”, expõe Raul.

O presidente da Acipp ressalta ainda que como o Dia dos Pais é a segunda melhor data comemorativa deste semestre para as vendas, os lojistas vêm se preparando com antecedência, tanto em relação à diversidade de produtos e estoques, quanto às estratégias promocionais.

A recomendação do Sincomércio é que os lojistas adotem uma postura estratégica nos dias que antecedem a comemoração, focando em organização de estoque, vitrines temáticas, campanhas promocionais e atendimento personalizado. “Investir em ações de divulgação digital e oferecer opções de presentes acessíveis são práticas que podem ajudar a atrair o consumidor e estimular as vendas. Produtos com bom custo-benefício e experiências de compras atrativas podem ser decisivo para impulsionar as vendas”.

Atividades

No sábado (9), o comércio de Prudente vai funcionar das 9h às 17h. E como parte da mobilização para o Dia dos Pais será realizada mais uma edição do Projeto Centrô, organizado pela Prefeitura de Presidente Prudente e pela Secretaria Municipal de Cultura, com parceria do Sincomércio e da Acipp. A ação acontece no quadrilátero central da cidade, com atrações culturais, música ao vivo, intervenções artísticas e atividades que movimentam o comércio local.

Expectativa

Alguns estão animados com a data e já reforçaram os estoques. Nas Lojas Edu Bolsas do centro e Parque Shopping Prudente, a linha masculina - carteiras, pastas executivas, mochilas e bolsas tiracolo - recebeu reforço para esse período, segundo a proprietária Lívia Scorpioni Jorge Malacrida. Mas, as carteiras masculinas são um dos itens mais procurados. “A maior movimentação esperada é para o sábado que antecede a data. Alguns clientes deixam para a última hora na maioria das datas”.

Na loja Hombre Moda Masculina, com três lojas em Prudente - duas no centro e uma no Parque Shopping Prudente -, a expectativa com a data é grande. Segundo a proprietária Stephanie Moura, é esperado um aumento de até 40% nas vendas. “Já estamos atendendo desde o final de julho presentes para o Dia dos Pais e percebemos que muitos já estão se adiantando, e temos vários pedidos por delivery também”. As peças mais procuradas são pólos e camisas.

Publicidade

Veja também