Um passeio virtual pelas águas dos rios que banham o oeste paulista, regado a poesia e trilha de viola. Assim o Sesc Thermas de Presidente Prudente homenageia os rios regionais no Dia Mundial do Lazer, celebrado nesta sexta-feira, 16 de abril.
A ideia é destacar o potencial brincante, recreativo e de práticas de atividades esportivas que esses rios possuem. Tudo isso por meio de imagens captadas pelos fotógrafos locais, Adriano Kirihara e Roberto Mancuzo.
As fotos fazem parte do vídeo "Águas do Pontal" e são acompanhadas da narração poética que evidencia as características de lazer e afetivas dos rios regionais. Tudo embalado pela trilha sonora de viola composta e executada pelo prudentino Bruno Sanches.
"A região de Presidente Prudente é marcada pela presença de grandes rios, como o Paraná e o Paranapanema, mas tem muitos outros rios menores que também são importantes, além de cascatas e represas. Esses locais se caracterizam como um dos principais equipamentos de lazer na região e com um grande potencial para prática de atividades esportivas como o caiaque, stand up paddle, barco a vela, natação, entre outros. Por isso nossa homenagem a essas águas regionais no Dia Mundial do Lazer", explica o técnico de programação esportiva do Sesc Thermas, Daniel Yonashiro.
O material pode ser conferido a partir das 12h desta sexta, nas redes sociais do Sesc Thermas. A data foi escolhida porque, a partir deste ano, foi instituída como Dia Mundial do Lazer, numa iniciativa da Organização Mundial de Lazer (WLO – World Leisure Organization), em parceria com o Sesc, o Lagel (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer) e a USP (Universidade de São Paulo).
O tema desta edição do Dia Mundial do Lazer, que ocorre com ações ao redor do mundo, é "Lazer para uma Vida Melhor", vindo ao encontro do momento pandêmico e o isolamento social.
Uma pesquisa realizada em 11 países, liderada no Brasil pela USP, sobre a saúde física e mental e sua relação com atividades de lazer como forma de enfrentamento da pandemia de Covid-19 apontou que por aqui há o maior índice de ansiedade (63%) e também o maior índice de relatos de depressão (59%).
“Entendo que o Dia Mundial do Lazer colabora com a mensagem de que, ao garantir o acesso ao lazer, pode-se auxiliar na esperança por dias melhores como estratégia de redução da ansiedade e de fatores de depressão, buscando uma melhor saúde física e mental, influenciando assim decisivamente no bem-estar e na qualidade de vida da população”, afirma o professor Ricardo Uvinha, do Centro de Excelência em Estudos do Lazer da USP.
Adriano Kirihara
Imagem captada por Adriano Kirihara no Balneário da Amizade