Diante de reclamações de munícipes, Câmara repassa R$ 50 mil para cemitérios de Prudente

Casa de leis aponta que Campal está com trator para roçagem quebrado, enquanto equipe do IML trabalha sem ar-condicionado no São João Batista

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/02/2022
Horário 16:34
Foto: Arquivo
Valor foi destinado para adequações nos cemitérios municipais de Prudente
Valor foi destinado para adequações nos cemitérios municipais de Prudente

A Câmara Municipal de Presidente Prudente repassou ao poder Executivo o valor de R$ 50 mil, que deverá ser destinado aos dois cemitérios da cidade. O ato simbólico da transferência ocorreu na manhã desta terça-feira.

Os vereadores da 18ª Legislatura decidiram pela devolução antecipada aos cofres públicos para o conserto do trator-roçadeira e a colocação de grama no Cemitério Municipal Campal, além da implantação de dois equipamentos de ar-condicionado no local onde atua o IML (Instituto Médico Legal) no Cemitério Municipal São João Batista.

No ofício assinado pelos 13 vereadores encaminhado ao chefe do Executivo, foi destacado que os próprios parlamentares estiveram em visita no Cemitério Campal, seja em “despedida de parentes, amigos e conhecidos”, ou dentro das suas atribuições constitucionais de fiscalização da administração pública. “Foram diversas reclamações de moradores da cidade quanto à limpeza, roçagem, higiene, entre outros aspectos que deixam os familiares desconsolados na despedida a seus entes ou nas visitas a estes em datas próprias”, apontaram.

“Existe no local uma espécie de trator para roçagem que está há algum tempo quebrado em prejuízo à limpeza do mato alto em vários locais do Cemitério Campal. As lápides praticamente desaparecem em meio ao mato alto. Também há necessidade de se adquirir grama para plantio, pois, em várias quadras, não existem mais e estão na terra batida”, pontuaram os vereadores.

Sobre o Cemitério São João Batista, a casa de leis considerou que as condições atuais do IML, que funciona no local, “não são consideradas razoáveis para o exercício da medicina legal”. “Não existe no local ar-condicionado para refrigerar os corpos que são recebidos, além do que existem janelas de vidro para a avenida. [...] É quase desumano o trabalho das equipes do IML”, alertaram.

"Recurso bem-vindo"

De acordo com a secretária da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), Célia Molinari, "a Câmara tem sido muito importante no cumprimento dos compromissos". “O fato de ser a Câmara mais econômica do Estado e da devolução da receita foi fundamental em 2021 para que o município cumprisse com seus compromissos. Agradeço por essa ação e por todas que já foram realizadas”, declarou.

Mateus Grosso, secretário da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), também agradeceu a iniciativa da Câmara. “A Câmara tem sido presente e parceira da Sosp em todas as ações, não só nesta. Agradecemos esse recurso, que possibilitará a realização de algumas ações. Vamos utilizá-lo da melhor maneira possível para melhorar o local e atender nossa população”, relatou o secretário.

Publicidade

Veja também