Dicas, para jovens, de quem já passou dos 60 - parte 2

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 13/09/2023
Horário 04:30

Se você puder aproveitar algumas destas dicas, com certeza, estará bem mais feliz!

1 - A idade é apenas um número
Quando estamos na casa dos 20 anos, parece que estamos em uma espécie de corrida para realizar as coisas antes de completarmos 30 anos. Muitos sentem que, se não realizaram algo até uma certa idade, fica “tarde demais” para mudar sua situação ou tentar coisas novas. Seu bem-estar com a idade depende só de você e nunca desista dos seus sonhos, independentemente da sua idade.

2 - Perdoe os outros (mesmo que você nunca tenha recebido um pedido de desculpas)
Todos nós fomos magoados por alguém nas nossas vidas. Guardar rancor pode ser uma das coisas mais tóxicas de se lidar. E se você continuar esperando que alguém diga que está arrependido, é provável que esse momento nunca chegue. Perdoe quem te prejudicou no passado. Tenha cuidado com seu ego.

3 - Mantenha seu ego sob controle
Se nos preocuparmos excessivamente em alimentar o nosso ego, podemos nos tornar egocêntricos demais. Isso pode atrapalhar o nosso sucesso e a nossa felicidade. Controle seu ego se quiser se sair bem na vida. 

4 - Todos estão sofrendo
Na realidade, todos têm problemas. Quer se trate de estresse no trabalho, relacionamentos, pagar as contas, ou qualquer outra coisa, todo mundo tem algo acontecendo nos bastidores. Ao perceber que todos estão sofrendo e passando por algo, torna-se mais fácil relaxar e entender que essa é a realidade.

5 - Esteja presente no momento
Muitas pessoas se esquecem de estar presentes no momento presente. Lembre-se de apreciar a natureza ao seu redor. Observando o mundo ao seu redor vai fazer com que aproveite melhor o momento.

6 - Não tenha medo de pedir ajuda
Porque não querem parecer fracas. Não tenha medo de pedir ajuda quando realmente precisar. As pessoas podem ir mais longe na vida quando se ajudam mutuamente. Se mostrando mais vulnerável, você pode se surpreender percebendo que outras pessoas também estão dispostas a compartilhar suas lutas.

7 - Sempre vale a pena conhecer o mundo
Viajar pelo mundo pode ser incrivelmente gratificante. Viajar nunca será um desperdício de dinheiro, porque lhe dá uma nova perspectiva de vida. 

8 - Diga o que realmente quer dizer
Muitas pessoas não compartilham as suas verdadeiras emoções porque têm medo das repercussões negativas. Não deixe de dizer as coisas que têm de dizer.

9 - Lembre-se de aproveitar a vida
A maioria de nós precisa ser lembrado de desfrutar nossas vidas. Tente se divertir o máximo possível. Mesmo que você tenha muito com que se preocupar, ainda é importante aproveitar a vida ao máximo.

10 - Uma vida não é tão longa assim
A vida não é tão longa como pensamos. E à medida que envelhecemos, o tempo parece passar muito mais rápido. Vá atrás dos seus sonhos e viva sem arrependimentos.
 

Publicidade

Veja também