Dificuldade para trabalhar

Toninho Moré - ESPECIAL O IMPARCIAL

COLUNA - TONINHO MORÉ

Data 25/09/2020
Horário 03:37

Impressionante a lentidão de alguns setores do serviço público em Presidente Venceslau. Moradores do bairro Volta ao Mundo estão há duas semanas sem água. O Setor de Distribuição e Serviços de Água e Saneamento Básico fez um projeto para solucionar o problema de maneira paliativa, mas só para sair do papel o serviço demorou mais de três dias. 

Bairro volta ao mundo

É um dos mais antigos da cidade. Tinha poucos moradores por ser um bairro de chácaras. Nos últimos anos, o local ganhou a construção de cinco prédios de quatro andares, onde moram 80 famílias. A distribuição de água entrou em colapso e com a estiagem e calor deste mês a coisa piorou. 

Solução demorada

O que não faltaram foram queixas por parte dos moradores do local. Sem água, as pessoas chegavam do trabalho e não tinham como tomar banho, fazer comida e higiene pessoal. Imaginem famílias com crianças pequenas? Na quarta-feira, o prefeito Jorge Duran (PSD) anunciou que o serviço será entregue até o final de semana. Enquanto isso...

“Bombando"

Em Presidente Venceslau, a área de construção e reformas de imóveis está com movimento nunca visto nos últimos anos. Dias atrás, o engenheiro Felipe Pina, da empresa Cubo, comentou que o setor “está bombando”. Perguntei a ele por qual motivo? Disse que talvez pelo interesse das pessoas terem casas novas e mais confortáveis neste período.

Quarentena

Felipe Pina disse que a quarentena pode ser um dos motivos, associada à questão do interesse de muitos para construir a casa própria. As reformas também são evidentes e várias delas vêm acontecendo no centro da cidade, modificando e modernizando prédios antigos. Tudo isso vem gerando emprego, renda e movimentação financeira na cidade.

Venceslau hotel

O hotel de maior tradição de Presidente Venceslau fechou as suas portas neste mês de setembro. O motivo foi o período de quarentena, que derrubou a quase zero o movimento de hóspedes. Grande, com 60 quartos e na área central da cidade, o Venceslau Hotel não suportou a crise. Está fechado temporariamente. É uma empresa que existe há mais de 70 anos em Presidente Venceslau, foi construído e aberto pela família Arantes, uma das pioneiras da cidade.

Ameaça continua

Muitos já jogaram a toalha e não confiam mais nos programas de prevenção do governo. “Agora é cada um por si”, disse Ednéia Pereira, funcionária doméstica, ao comentar que anda pela rua e observa pontos de aglomeração de pessoas, onde ninguém está utilizando máscaras para conter a propagação da Covid-19.

Tem sido comum 

O não uso de máscaras tem sido comum em pontos onde há acúmulo de homens, especialmente em bares. Parece que ninguém lembra de que estamos em meio a uma pandemia altamente contagiosa e perigosa. Por isso a frase de Ednéia Pereira é algo a se pensar. “Agora é cada um por si”. Todos têm que fazer a sua parte e àqueles que se portarem de maneira correta, mantendo distanciamento, utilizando máscaras e higiene correta nas mãos, estarão longe do vírus.

Começa domingo

No domingo, os candidatos a prefeito e vereador já podem iniciar a campanha. As regras eleitorais estão ainda mais severas com a presença da pandemia. Será um período atípico dos meios eleitorais nas últimas décadas. Um detalhe interessante é que foram banidos os carros de som. Foram sempre as estrelas das campanhas com “jingles” interessantes. 

Visitas a eleitores

A partir do dia 27, os candidatos poderão iniciar as visitas aos eleitores. Teremos um período de muita movimentação. Presidente Venceslau tem oito candidatos a prefeito, um número histórico para a cidade. Até agora muitos perguntam quais foram os motivos para tanta motivação política. 

Moção de apoio

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Presidente Venceslau de segunda-feira passada, o Blog do Toninho recebeu Moção de Apoio do plenário após invasão de um “hacker” em sua página na madrugada do dia 13. O documento é de autoria da vereadora Lucimara Dias e veio assinado pelos 13 vereadores. A moção destaca que “cidadãos covardes fizeram um ato deplorável e maldoso contra a liberdade de manifestação do pensamento”. O Blog do Toninho é comandado em Presidente Venceslau por este jornalista.

Veja também