Diploma

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do lobo-guará na floresta e no bolso, a nota de R$ 200

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 06/07/2023
Horário 05:30

Diploma não encurta as orelhas de ninguém, já dizia o Barão de Itararé, um dos maiores humoristas do Brasil. Cláudio Abramo, ícone do jornalismo, era autodidata. Amador Aguiar, que estava mais para Profissional Aguiar, fez apenas o curso primário. A falta de diploma não o impediu de criar o Bradesco, o banco que, hoje, tem até Trabuco.
Claro que é ótimo ser diplomado em alguma matéria, não importa qual. Canudo é bom e alegra os pais dos diplomados. Mas, sem ou com diploma, é preciso ir à luta. Trabalhar duro, como fez muita gente. Abraham Lincoln, o 16º presidente dos EUA, não tinha diploma e só mais tarde cursou Direito. Lincoln, que foi lenhador, governou com sabedoria, libertou os escravos e pôs ordem na casa. Homem bom. Homem do povo. Igualzinho ao Trump (podem rir).
E o Henry Ford? Ele também não tinha diploma e, mesmo com pouco estudo, fundou a Ford, uma das maiores fábricas de veículos do mundo. Não sei se Ford ficou bilionário, mas lembro que alguns bilionários, inclusive contemporâneos, também "fugiram da escola". Quer dizer: eles não têm diploma.
Pelo menos três deles são da área de informática: Steve Jobs, Mark Zukerberg e Bill Gates. Trabalharam duro e, repito, sem diploma. Jobs contou que preferia passar as tardes lendo Sócrates. Estava em boa companhia.
Então, meus caros e minhas caras, ter diploma é relativo e discutível. Aliás, como o assunto é polêmico, lembro que dois dos maiores líderes da humanidade também não tinham diploma de coisa alguma. Refiro-me a Jesus Cristo e Buda.
Jesus não era alfabetizado, segundo o Frei Beto. Também não precisava. Jesus era mestre, o Messias, e sabia de tudo. O mesmo se pode dizer de Sidarta Gautama, conhecido mundialmente como Buda, palavra que significa iluminado, assim como Cristo, em grego, também quer dizer iluminado.
Por que resolvi abordar o tema diploma nesta crônica? É porque um idiota da televisão esculhambou o Lula na TV Cultura, dizendo que o presidente não tem nem diploma ginasial e, mesmo assim, governa o país. Ora, cara-pálida, vá lamber sabão. Vá te catar no Catar.
O idiota falou bobagens para mais de metro. Para começo de conversa, Lula recebeu ao menos 36 títulos de doutor honoris causa mundo afora, sem contar outros que ele ainda não foi buscar nas universidades que lhe concederam a honraria. Como se vê, Lula está lotado de diplomas. 
Não é por falta de diploma que ele vai deixar de fazer um bom governo. Em tempo: não sou petista. Sou apartidário. O poder não me interessa. O que me interessa são os problemas causados pelo poder. 

DROPS

Roupa chinesa. Você ainda vai vestir uma fabricada no Rio Grande do Norte.

Falta luz na casa? Providencie a criação de peixe-elétrico, mas cuidado com os choques.

Quem semeia ódio colhe guerra.

Não agir é também uma forma de agir.
(ditado budista)
 

Publicidade

Veja também