Diplomação de Bragato

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 20/12/2022
Horário 05:12

Apenas como mera abstração, nada mais que isso: o deputado Mauro Bragato (PSDB) foi o 48º estadual a ser diplomado ontem e ao final do seu 11º mandato na Assembleia Legislativa e mais 1 de prefeito estará completando 48 anos de vida pública; em 2026. 

MUDANÇA DE DIREÇÃO
Foi em 1978 que Bragato se elegeu deputado pela primeira vez e a sua única troca de partido ocorreu em 1988, quando da criação do PSDB por dissidentes do PMDB, quando essa ala da esquerda caminhou para o centro.

COMEÇO DA TARDE
A diplomação do único deputado eleito por Presidente Prudente e região ocorreu às 12h04 pelo juiz Afonso Celso da Silva, membro efeito do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). A solenidade teve início por volta das 11h. 

OS MAIS VOTADOS
A diplomação começou com os dois candidatos mais votados: estadual Eduardo Suplicy (PT), que obteve mais de 800 mil votos; e federal Guilherme Boulos (PSOL), com mais de 1 milhão de votos.

ESTADUAIS E FEDERAIS
Na sequência foram diplomados os 94 deputados estaduais para o mandado de 2023 a 2026, com posse em 15 de março. Dentre os 70 deputados federais eleitos por São Paulo, não compareceu Carla Zambelli (Republicanos). A posse será em 1º fevereiro.

SENADO E GOVERNO
Também com posse em 1º de fevereiro, foi diplomado o senador Marcos Pontes (PL) e seus suplentes Professor Alberto (PL) e Sirlange Manga (PL). Por último, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o vice Felício Ramuth (PSD). 

DIREITA E ESQUERDA
A cerimônia ocorreu na Sala São Paulo, na Praça Júlio Prestes. Foi presidida pelo desembargador Paulo Galizia, presidente do Tribunal. Teve manifestações da direita e da esquerda, dentro dos princípios democráticos; conforme o presidente.

VAIADO E ACOLHIDO
O deputado Carlos Bolsonaro (PL), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), foi vaiado por parte dos presentes e pela outra parte foi acolhido aos gritos de “mito”; a mesma deferência dada ao seu pai pelos eleitores bolsonaristas. 

TUDO EM PAZ 
Situação tranquila foi a do governador Tarcísio, que junto com o vice serão empossados em 1º de janeiro. Tarcísio também foi chamado de “mito”, pela relação que tem com o presidente Bolsonaro, seu padrinho político. 

SELEÇÃO DE MERCADO
Uma informação que não tem a ver com a diplomação em si, mas com o futuro governo de São Paulo: Tarcísio tem a intenção de promover seleção de mercado para a contratação de comandantes das estatais.

ESTATAIS PAULISTAS
São 20 estatais no Estado de São Paulo e dentre elas a Sabesp, companhia de saneamento básico; CPTM, a companhia de trens metropolitanos; e CMSP, a companhia do metrô. 

CAMINHO OPOSTO
A iniciativa segue o caminho oposto da flexibilização da lei das estatais no plano federal, que poderá abrigar políticos, assim como ocorria em 2015, quando o prejuízo chegou a R$ 30 bilhões. Agora, em 2022, o lucro das estatais é de R$ 250 bilhões.

Publicidade

Veja também