Diplomação dos políticos eleitos contará com entrega simbólica

Eleitos em Presidente Prudente deverão comparecer junto ao cartório da 101ª Zona Eleitoral no dia 18 para receber o documento que possibilita a posse

Eleições - GABRIEL BUOSI

Data 08/12/2020
Horário 09:15
Foto: Google/Street View
Entrega do documento ocorrerá no cartório da 101ª Zona Eleitoral 
Entrega do documento ocorrerá no cartório da 101ª Zona Eleitoral 

A tradicional cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos em Presidente Prudente, por causa da pandemia, neste ano não ocorrerá. No entanto, a entrega do documento que permite a posse dos nomes eleitos não passará batida e está marcada para ocorrer no dia 18, a partir das 9h, no cartório da 101ª ZE (Zona Eleitoral). “Será, de fato, apenas a entrega do documento, sem discursos ou aglomerações, e desde que cumpridos todos os protocolos de segurança”, expõe o chefe de cartório, Fabiano de Lima Segalla
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Para este ano, mesmo sem a tradicional cerimônia, ficou decidido que será recebida uma dupla por vez, ou seja, de dois em dois candidatos, em intervalos de 20 minutos, apenas para que eles recebam o documento. Segundo o cartório, eles já foram notificados de seus horários.
“Faremos isso em consideração aos candidatos. Em lei, a cerimônia não é obrigatória, mas a diplomação sim. Por isso fizemos esse tipo de organização em duplas, sem a permissão de acompanhantes ou da participação de eleitores ou população, apenas para não passar em branco”, afirma Fabiano. 
O chefe de cartório lembrou que este é um importante feito, pois, além de consolidar o exercício da democracia, conclui o processo eleitoral na cidade. “Vamos começar com o prefeito eleito e o vice. A partir de então, as duplas com os vereadores”. 
A imprensa poderá marcar presença dentro da unidade, desde que apenas um representante por veículo.

Publicidade

Veja também