Disputas do atletismo movimentam pista da Unesp

JOGOS DA JUVENTUDE Competições da fase regional foram disputadas na manhã de ontem e contaram com a participação de 202 atletas, vindos de dez municípios da região de Prudente

Esportes - ANDRÉ ESTEVES

Data 07/05/2017
Horário 08:51
 

A pista de atletismo da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) foi palco, na manhã de ontem, das disputas de atletismo da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude de 2017. A competição foi composta por 31 provas e envolveu a participação de dez municípios, sendo eles Adamantina, Álvares Machado, Dracena, Junqueirópolis, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Panorama, Presidente Prudente, Salmourão e Taciba. Os atletas de Anhumas também deveriam formar o elenco, mas o município notificou sua desistência, ficando de fora da modalidade. No total, foram 122 esportistas inscritos na categoria masculina e 80 na feminina.

Jornal O Imparcial Competição foi composta por 31 provas, incluindo o salto em distância

Conforme manda o regulamento, cada cidade trouxe dois participantes para cada prova e uma equipe de revezamento, sendo que cada atleta poderia participar de até duas provas e dos revezamentos. Por fim, foram classificados para a fase final estadual os dois primeiros colocados de cada disputa e sexo. De acordo com o delegado regional de esportes da Selj (Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude), Edvaldo José de Oliveira Júnior, os Joguinhos são uma oportunidade de dar ênfase ao atletismo em âmbito regional e estadual e revelar talentos locais que muitas vezes estão escondidos. Para o bom desempenho no torneio, ele acredita que o preparo foi essencial. Já em relação à fase final estadual, o diretor técnico põe fé em Prudente como sede da disputa. "Provavelmente, os atletas da nossa região competirão em casa", expõe.

O estudante Everton Silva, 15 anos, é de Prudente, mas representou Álvares Machado na prova dos 100 metros, para a qual se preparou durante um mês. "O meu objetivo é simples, quero ganhar", comenta. Já a representante de Osvaldo Cruz na prova de 100 metros com barreiras, Heloise de Souza da Silva, pratica o atletismo há quatro anos e quer se profissionalizar na modalidade. Para ela, os Joguinhos são uma forma de ganhar visibilidade e, quem sabe, um dia, integrar um time ainda maior. Ontem, suas intenções eram humildes – conquistar um bom resultado –, mas ela não pretende parar por aí. "Quero me aperfeiçoar cada vez mais", considera. A estudante Rafaela Neves Zen, 16 anos, por sua vez, fez os 200 metros rasos e o salto em altura pela equipe prudentina. "Durante os meus treinos, eu priorizo a velocidade, que é o meu maior desafio", destaca.

A etapa regional dos Jogos Abertos da Juventude segue até o final do mês de maio, envolvendo cerca de dez praças esportivas do município e aproximadamente 1,5 mil atletas de 24 cidades em 15 modalidades.

 
Publicidade

Veja também