Publicidade

Diversidade da Mocambo Groove marca novo show virtual do Sesc 

Banda prudentina se apresenta neste sábado, às 16h, no canal da unidade no YouTube, pelo projeto Múltiplos Sons [em casa]

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 15/08/2020
Horário 08:44
Divulgação - Do baião ao samba, do rock ao reggae, banda está na ativa há aproximadamente 10 anos Foto: Divulgação - Do baião ao samba, do rock ao reggae, banda está na ativa há aproximadamente 10 anos

Em tempos de viagens adiadas, o Sesc Thermas de Presidente Prudente convida você para conhecer o mundo sem sair de casa. Como? Por meio da música. Do baião ao samba, do rock ao reggae, a  Mocambo Groove invade a tela do Múltiplos Sons [em casa] deste sábado, às 16h, para mostrar que não existem fronteiras para a música.
Fruto da união de jovens universitários, a prudentina Mocambo Groove está na ativa há aproximadamente dez anos e canaliza as influências musicais de antigos e novos integrantes, uma fusão que singulariza a essência musical do grupo. 
Desse processo, é possível entender a escolha do nome da banda, em que Mocambo, no contexto histórico brasileiro, remete aos esconderijos habitados por escravos. Para os músicos, é uma forma de pertencer a tudo e, ao mesmo tempo, nada, não havendo rótulos. Já o Groove completa o sentido do primeiro termo ao representar a identidade musical ao tocar. 
“O grupo surge de um encontro de pessoas de lugares diferentes, com o propósito de estudar e, consequentemente, com influências muito diferentes, o que criou esse ambiente rico de onde a gente se inspira no universo da música brasileira e do resto do mundo”, conta Rafael Batalini, por trás dos vocais, guitarra, violão e percussão da Mocambo.

“FOI UMA EXPERIÊNCIA NOVA, DESAFIADORA. NOS ADAPTAMOS E GRAVAMOS DE MANEIRA SEPARADA, O QUE JÁ MUDA, PORQUE A GENTE GERALMENTE TOCA JUNTO E CRIA UMA OUTRA ATMOSFERA”
Rafael Batalini

Completam a formação Caroline Guidio (contrabaixo), Guilherme Sala (bateria) e Rodolfo Charelli (sintetizadores, samples e backing vocal).
Inspirados pela música instrumental e regional brasileira, as composições são marcadas pela influência do baião, maracatu, samba, frevo, além de, claro, as internacionais, como salsa, funk, reggae e rock. 

"Algo importante para o momento"

Para o show deste sábado, transmitido no canal do Sesc Thermas no Youtube, a partir das 16h, a Mocambo Groove conta com faixas pré-gravadas de seu próximo álbum, em que marcam presença o instrumental dos músicos Samuel Rabay, Valdir Santos e Eder Rocha. 
“Foi uma experiência nova, desafiadora. Nos adaptamos e gravamos de maneira separada, o que já muda, porque a gente geralmente toca junto e cria uma outra atmosfera”, observa Batalini.
Ainda para o músico, a velocidade de adaptação do Sesc Thermas à situação e a preocupação em propor novas formas de se consumir cultura, foi algo importante para o momento. “Para nós artistas, é mais que fundamental, é incrível. Contribui com cuidado em diversidade, em trazer um material de conteúdo, com representatividade”, completa. 

SERVIÇO
Como assistir aos shows:
Youtube > youtube.com/sescthermasprudente

 

Veja também