Doação de sangue: um gesto essencial para continuar salvando vidas!

EDITORIAL -

Data 16/02/2022
Horário 04:15

Em feriados prolongados ou ainda nos meses de férias, como janeiro e julho, por exemplo, os estoques dos bancos de sangue sempre ficam abaixo do esperado. Há algum tempo, principalmente por conta da pandemia, a situação tem piorado nos hemocentros de todo o país. Como se não bastasse o medo, por falta de informação ou receio em doar, agora tem também a preocupação em se dirigir a estes locais e ser contaminado pela Covid-19. Mas medidas de prevenção vêm sendo seguidas à risca pelas equipes das unidades. 
No Hemocentro anexo à Santa Casa de Presidente Prudente, conforme matéria divulgada na edição de ontem, o depósito sanguíneo da unidade opera no limite e, com o recrudescimento da pandemia e o recente período de férias, as doações caíram 40%. Conforme indica a unidade hospitalar, para atender a demanda seria necessária a captação de 1,5 mil bolsas de sangue por mês, porém, atualmente, são coletadas em média 800. 
O cenário não é diferente no hemocentro do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, que é referência em média e alta complexidade para os 45 municípios do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde). No local, o déficit atual é de mais de 40% do considerado ideal para manter as 1,2 mil bolsas de sangue necessárias para suprir as demandas do hospital. Essa grande defasagem é explicada ainda pelo alto número de pessoas com sintomas gripais, que não podem doar devido ao quadro infeccioso.  
Então se você é uma pessoal saudável, que tenha entre 16 e 69 anos e pese mais de 52 quilos, não pense duas vezes em ajudar!
Apesar de alguns tipos de sangue serem mais raros e, por isso, os bancos precisarem mais, todos são essenciais para salvar vidas... Pessoas que foram vítimas de acidentes, que passarão por cirurgias eletivas, pacientes em tratamento oncológico ou com outras complicações de saúde.
Além de atenderem de segunda a sexta-feira, com início às 7h, os bancos de sangue do HR e da Santa Casa abrem também em dias e horários especiais visando atender aquelas pessoas que trabalham e tem dificuldades para se dirigir a estes locais durante a semana. Então não há desculpa. Existem ainda outras unidades hospitalares da cidade que também aguardam por doações. Com certeza, há sempre alguém precisando... 

Publicidade

Veja também