Doações de sapatos às pessoas amputadas 

Campanha da OAB e Associação dos Deficientes Físicos busca arrecadar e entregar calçados aos necessitados

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 03/04/2021
Horário 08:15
Foto: Roberto Kawasaki
Calçados podem ser solicitados em contato com a OAB 
Calçados podem ser solicitados em contato com a OAB 

Uma parceria entre a 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Associação dos Deficientes Físicos de Presidente Prudente e Região visa doar sapatos para pessoas que não tenham um dos membros inferiores. Além de entregar os calçados que já estão na sede da instituição, o objetivo também é arrecadar outros que serão destinados a esse público.

A campanha foi idealizada pela presidente da Associação dos Deficientes, Priscila Pereira. Por meio da entidade fundada em 2010, ela conheceu diversos tipos de deficiências, inclusive, de pessoas amputadas de uma das pernas ou um dos pés. “Ao comprarem calçados, elas precisam adquirir o par, sabendo que irão utilizar apenas um pé e descartar o outro. Então, comecei a pensar em uma forma de melhorar esse serviço”, explica.

Foi então que em conversa com uma amiga que é revendedora de uma indústria de sapatos, surgiu a ideia: por que não doar apenas um dos pés? “A indústria autorizou que a cada nova troca de coleção faria a doação de sapatos novos para a gente, mas de apenas um pé de cada modelo, de vários números, para que pudéssemos doar àqueles que tenham esse tipo de necessidade”, conta Priscila. O projeto surgiu em 2017, mas agora, em parceria com a OAB e Comissão de Pessoas com Deficiência, tende a alcançar um público ainda maior. 

“Além de ser uma forma de economizar financeiramente, para nós é uma forma de satisfação por estarmos oferecendo esse produto de forma gratuita”, salienta Priscila. Para o presidente da OAB de Prudente, Wesley Cotini, a parceria com a associação, na pessoa da Priscila, possui sua importância.

“[Ela] quis mostrar para as pessoas que a gente não pode, por conta de uma deficiência, se encolher, deixar de trabalhar, sonhar. E é isso que a gente sempre tenta mostrar na OAB, não hostilizar o problema, deficiência, obstáculo como vitimismo, e sim mostrar que mesmo difícil, tem que tentar evoluir, vencer, buscar as coisas boas, que vai dar certo”. 

SAIBA MAIS
Quem tiver necessidade de usar apenas um pé do sapato, ou que conheça alguém que precise, é necessário entrar em contato com a OAB 3221-0641. O número também funciona como WhatsApp.

campanha da OAB de presidente prudente busca calçados para pessoas amputadas
Roberto Kawasaki - Priscila é a idealizadora da campanha

campanha da oab de presidente prudente busca calçados para pessoas amputadas
Roberto Kawasaki - Wesley fala sobre a importância da parceria 

Publicidade

Veja também