Doar leite humano é extremamente seguro, mesmo em meio à pandemia

EDITORIAL -

Data 16/10/2020
Horário 04:12

Além do caos vivido na área da saúde e de todos os impactos - econômicos, sociais, políticos e culturais - causados diretamente à população, a pandemia do novo coronavírus também tem trazido dificuldade para os bancos de leite de todo o país manterem seus estoques em dia. Muitas mulheres, com medo de contraírem a doença, acabam deixando de colaborar.
Em Presidente Prudente, por exemplo, conforme matéria divulgada na edição de ontem, o número de doadoras tem oscilado bastante no BLH (Banco de Leite Humano) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Em junho, eram 63, que passou para 50 em agosto e 48 em setembro.
Com a baixa no número de doadoras e na tentativa de reverter este quadro, a unidade promove neste mês uma campanha de incentivo ao aleitamento, que contará com ações de promoção e apoio. A programação inclui quatro lives sobre o tema e será realizada entre os dias 20 e 23, bem como no dia 29, com a participação de várias especialistas. Ainda no dia 12 de novembro, haverá um bate-papo com doadoras e mães de prematuros hospitalizados, que falarão sobre o aleitamento materno.
O que falta ainda, infelizmente, é informação. Muitas mulheres nem sabem que podem dividir com quem precisa este alimento tão precioso. Outras, nem ao menos, como se dá o procedimento. De forma simples, as doações podem ocorrer em qualquer época do ano, inclusive agora, na pandemia. E de forma totalmente segura. Para isso, o Banco de Leite disponibiliza um número de WhatsApp para interessadas em colaborar, que é o 99622-6070. Neste telefone, é possível contatar o órgão de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h e tirar todas as dúvidas. 
A coleta, feita com material do próprio Banco de Leite, é realizada com ajuda e orientações de funcionários da unidade, na casa da doadora, mantendo todos os procedimentos de segurança para evitar a propagação do coronavírus.
A maioria das mulheres acredita que se doarem o leite, poderá faltar para seus filhos. O que não é verdade. Quanto mais a mãe amamenta e doa, mais leite ela produz. Além de ser um alimento equilibrado e completo, já que reúne todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da criança até os 2 anos de vida, o leite materno aumenta o vínculo entre mãe e filho, que passa a se sentir mais seguro e amado, com o carinho recebido no colo. E ainda pode salvar a vida de outros bebês: recém-nascidos prematuros, com baixo peso, ou filhos de mulheres que não podem amamentar.
Não existe nenhuma fórmula capaz de substituir o leite materno. O que existem são inúmeras crianças que dependem dele pra sobreviver.
 

Publicidade

Veja também