Docentes participam de oficina

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 23/02/2016
Horário 09:49
 

A guerra declarada na sexta-feira por representantes de diversos setores da sociedade civil de Presidente Prudente contra o mosquito Aedes aegypti terá sua primeira mobilização oficial hoje. Trata-se de uma oficina para confecção das armadilhas com garrafa pet, que será realizada na Seduc (Secretaria de Educação), a partir das 15h. O evento contará com a participação dos professores comunitários de 31 escolas da rede municipal de ensino, sob o direcionamento do biólogo e geógrafo Celso Tatizana, idealizador do programa Visual Class.

O laboratório de confecção das armadilhas foi acertado na tarde de ontem, durante reunião na sede de O Imparcial, com a presença de representantes da Seduc, bem como de membros da iniciativa privada e de entidades e associações do terceiro setor. Na ocasião, de acordo com a coordenadora de gestão pedagógica da Seduc e responsável pelo projeto, Vera Lúcia Fioravante Cavalli, os docentes vinculados ao projeto Cidadescola serão capacitados a fim de que possam ensinar os alunos do ensino fundamental na elaboração de suas próprias armadilhas.

Jornal O Imparcial Reunião realizada na tarde de ontem traçou os primeiros passos práticos de força-tarefa

Além da oficina de hoje, ficaram agendadas ainda outros dois encontros de apresentação das aulas de combate ao mosquito, por meio do software Visual Class. As aulas serão aplicadas inicialmente em duas escolas-piloto, escolhidas seguindo critérios de prioridades estipulados pela Seduc. A primeira delas ocorrerá na Escola Municipal Professora Odette Duarte da Costa, no Jardim Morada do Sol, no dia 26 deste mês, às 15h.

O segundo evento entre as escolas da rede será realizado no dia 4 de março, às 10h e às 15h, na Escola Municipal José Soares Marcondes, na Vila Jesus. Todas elas com a participação de pais, alunos e professores, conforme a titular da Seduc, Ondina Barbosa Gerbasi. "Temos que reunir o maior número de pessoas possível neste projeto. Contudo, creio que o mais viável neste momento é implantá-lo em duas escolas-piloto, para depois tomarmos como base as medidas para a totalidade da rede", afirma a secretária.

 

Aperfeiçoamento


Desenvolvido por Celso Tatizana, o programa Visual Class foi aperfeiçoado e recebeu duas aulas exclusivas ao mosquito, denominadas combate ao Aedes aegypti 1 e 2. O software é composto por dicas, informações e jogos relativos ao mosquito, além de um vídeo educativo que visa ensinar os alunos a confeccionar armadilhas para capturar o mosquito, feitas com garrafas pet.

Segundo o biólogo e geógrafo, a referida armadilha significa uma das "melhores" armas de combate ao Aedes aegypti na atualidade, sendo, inclusive indicada pela própria Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). "O mosquito é esperto, então, precisamos ser mais inteligentes que ele. Ou juntamos todas as nossas armas, ou perderemos essa guerra. Portanto, a armadilha é uma das armas mais eficazes e os alunos, pais e professores serão os soldados", comenta Celso Tatizana.

 

Reforço de peso


Além das cadeiras das salas de aula, o projeto encabeçado pela Seduc deverá receber um reforço importante na confecção das armadilhas. Isso porque, de acordo com o presidente Floriano Ielo, a Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente) está à disposição da pasta para auxiliar na fabricação e distribuição dos instrumentos de captura. "A Feapp conta com 35 entidades, que estão sempre prontas para defender causas importantes. Então, todos os voluntários estão apenas aguardando serem acionados para colaborar na confecção das armadilhas", confirma o presidente da federação.

Ainda assim, vale ressaltar que a armadilha não solucionará a proliferação do Aedes aegypti, vetor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya, se os outros criadouros do mosquito não forem extintos. "A armadilha por si só não resolve nada. Ela só funciona se os outros focos do mosquito forem eliminados", reforça Celso Tatizana.

 

SERVIÇO


PARA BAIXAR


O Visual Class não é gratuito para download, contudo, as aulas relativas ao mosquito podem ser acessadas ou baixadas gratuitamente por qualquer pessoa. Para ter acesso às aulas, o interessado deve procurar pelo nome Class Player, na loja de aplicativos da Google (Play Store) e fazer o download. Depois de baixado, basta tocar em projetos e instalar as duas aulas. Além disso, as lições podem ser encontradas pelos endereços eletrônicos:: www.class.com.br/projetos/aedes e www.class.com.br/projetos/aedes2.
Publicidade

Veja também