Dois prudentinos se destacam no maior torneio de crossfit do país

TCB: Candice Ballalai ficou em 3º lugar na categoria Master Feminino 45-49 anos e Thainã Beraldo se classificou como o 4º homem mais condicionado da Elite do Brasil

Esportes - WEVERSON NASCIMENTO

Data 23/11/2020
Horário 19:29
Cedida - Candice e Thainã Beraldo, acompanhados da coach Gabriela Marrafon (ao centro)
Cedida - Candice e Thainã Beraldo, acompanhados da coach Gabriela Marrafon (ao centro)

O TCB (Torneio Crossfit Brasil), campeonato mais tradicional de condicionamento físico do país realizado desde 2010, também é o evento com a maior premiação individual na modalidade. A competição, segundo a organização, leva os atletas ao limite físico e psicológico durante os dias de disputas. Mas, todos os esforços valem a pena! Estar nesta disputa significa que o profissional está entre os melhores na modalidade a nível nacional. No fim de semana, etapa final da competição em Vila Velha (ES), a cidade de Presidente Prudente cravou o seu lugar no pódio com a atleta Candice Ballalai, que ficou em terceiro lugar na categoria Master Feminino 45-49 anos, e Thainã Beraldo, que se classificou como o 4º homem mais condicionado da Elite do Brasil.
Estar na final já pode ser considerado uma vitória. Afinal, para chegar lá, os atletas participaram de uma seletiva regada de muito desempenho individual. Durante o mês de setembro, foi promovida uma competição online, sendo uma prova por semana, onde os atletas inscritos deveriam seguir as regras de filmagens, padrões de movimentos, e prazos para envio dos resultados no sistema de pontuação, incluindo o link do vídeo hospedado no YouTube, descreve a organização. 
Durante este período, os headjudges (juízes principais) ficaram responsáveis pelas análises e, se necessário, a solicitação de novos vídeos ou aplicação de penalidades por infrações. Ao final das quatro semanas, os dez melhores atletas da Elite, e os cinco melhores da cada categoria Master e Teen, garantiram vaga para a final presencial. 

Participação prudentina

Esta foi a primeira participação de Candice Ballalai no TCB (Torneio Crossfit Brasil), edição que somou 902 inscritos no quadro geral de modalidades e apenas 90 atletas selecionados para as finais em Vila Velha (ES). “Este campeonato é um sonho de todo atleta que pratica o crossfit. Foi uma experiência incrível estar ao lado dos maiores atletas do Brasil”, explica. Adepta à modalidade há cinco anos, diz que nos últimos anos já vinha se dedicando para o campeonato. “É um campeonato que todo mundo quer participar e estar entre as cinco classificadas na minha categoria já foi uma grande vitória, pois muita gente concorreu às vagas”, complementa. 
Mesmo garantindo o terceiro lugar na categoria Master Feminino 45-49 anos, Candice diz que após um período de descanso voltará aos treinos. Isso porque ela deseja participar novamente do TCB, edição 2021, e se garantir no pódio.
Ela não é a primeira mulher prudentina ser classificada para o campeonato. Afinal, nele já participou a cirurgiã dentista Raquel Trevisi, que lutou recentemente contra a Covid-19. Em sua homenagem, inclusive, a atleta vestiu uma camiseta com seu o nome. “Ela sempre nos representou e merecia essa homenagem”, diz. 

Quatro vezes na competição

Nascido em Centenário do Sul (PR), mas hoje em terras prudentinas, Thainã Beraldo se classificou pelo quarto ano consecutivo na competição. Em 2017, acabou não indo; 2018 ficou em 30° colocado; 2019 em 10°; e esse ano em 4° lugar na categoria Elite do Brasil. “Foi um 4º lugar brigado do início ao fim. O terceiro estava em minhas mãos, mas errei em uma prova e isso me custou o pódio. Não pode ter erros!”, afirma. Mas, nada que desanima o competidor. “O campeonato representa estar entre os melhores do país. No caso da Elite masculina, que é o mais disputado, os atletas que se classificam para a final são considerados melhores do país daquele ano”. 
Thainã diz que não teve muito tempo para se preparar, pois devido à pandemia as datas e formas de classificação mudaram, e logo após se classificar para final teve uma lesão que o limitou de treinar e se preparar o suficiente para brigar pelo título. “Agora preciso descansar e curar minha lesão para voltar com força total para 2021”, explica.
Candice e Thainã estavam acompanhados da coach Gabriela Marrafon.



 

Publicidade

Veja também