Dor na terceira idade? Como prevenir? 

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 07/06/2023
Horário 04:30

Sentir dor na terceira idade não é algo normal como se fosse uma consequência obrigatória ao se chegar à velhice, pois nem todos têm dor.
É preciso lembrar que a dor é uma resposta do organismo, um sinal de alerta quando as coisas não estão 100% e será preciso atenção para descobrir o que está ocasionando.
Pode ser surgimento de esporão de calcâneo, um “pico de papagaio”, um reumatismo, uma queimadura ou mesmo queda na terceira idade. Todas estas situações podem ocasionar dor, e são muito frequentes na velhice.
Seja qual for a origem da dor, é essencial que ela seja diagnosticada corretamente e tratada o mais rápido possível para não ficar crônica e acompanhar o idoso durante anos com risco de se agravar com o passar do tempo. 
As causas mais frequentes de dores na terceira idade acometem especialmente os ossos, as articulações e os músculos decorrentes dos desgastes do peso aumentado, do tipo de trabalho realizado durante a juventude ou mesmo da falta de atividades físicas.
Muitas vezes os idosos acabam menosprezando a própria dor por medo de incomodar a família, ou mesmo pelo medo de um diagnóstico que revele uma doença grave.
Em qualquer situação, é preciso que o idoso informe aos seus familiares, já que a tendência é que os sintomas se agravem com o passar dos anos e a pessoa se “acostume” com a dor, deixando de dar a devida importância e tratá-la corretamente. 
Tratando-se de qualquer enfermidade que possa estar acometendo o idoso, o melhor tratamento sempre será a prevenção. 
De forma geral, quando o idoso está acima do peso, o pilar mais importante começa por alimentação e estilo de vida saudável, onde existem inclusive dietas apropriadas. 
Algumas orientações devem ser seguidas:
- Manter postura correta da coluna vertebral;
– Evitar carregar cargas pesadas;
– Praticar exercícios físicos de forma regular e correta;
– Evitar os traumatismos especialmente das articulações do ombro e joelhos;
– Não realizar movimentos repetitivos ou excessivos.
Em muitas situações o acompanhamento médico com uso de medicamentos analgésicos será necessário, e, com cuidado, pois alguns remédios podem produzir dores no estômago. A fisioterapia também poderá ser necessária.
Por isso, o tratamento deve ser o mais completo possível, visando reduzir os sintomas e evitar complicações. Dessa forma, o idoso terá boa qualidade de vida.
 

Publicidade

Veja também