DRS-11 estuda ocupar ala ociosa na Santa Casa de Santo Anastácio

Outro tema também abordado recentemente na Câmara de Santo Anastácio foi o salário de alguns servidores municipais.

REGIÃO - Mariane Gaspareto

Data 04/03/2015
Horário 08:55
 

O DRS-11 (Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente) informa que seu setor de planejamento realizará um estudo técnico para avaliar a necessidade de estender os leitos do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo à Irmandade Hospital Anita Costa, a Santa Casa de Santo Anastácio, após ter recebido ofício ontem da Câmara Municipal sobre o assunto.

Segundo a Assessoria de Imprensa da casa de leis, "na contramão das frequentes notícias sobre superlotação em hospitais, uma ala inteira de enfermaria está praticamente desativada dentro do hospital, o que chamou a atenção do vereador Nivaldo Luiz Gregório, o Mariosa, ".

Segundo o órgão, Mariosa requereu que essa grande estrutura dentro da Santa Casa seja ocupada com uma extensão do HR, pois "com as devidas adequações e investimentos, poderão ser atendidas neste espaço físico, centenas de pessoas de diversos municípios, que se dirigem ao HR diariamente, em busca das mais variadas consultas e tratamentos".

O parlamentar acrescenta que com a medida poderá ser atendida, além da população de Santo Anastácio, a população de Presidente Venceslau, Piquerobi, Ribeirão dos Índios, entre outras cidades vizinhas, utilizando médicos residentes supervisionados por médicos professores. A administração da Santa Casa foi procurada para abordar o assunto, mas não foi encontrada até o fechamento desta matéria.

Como noticiado por O Imparcial em janeiro deste ano, a descentralização dos atendimentos prestados pelo HR de Prudente para outros hospitais da região é discutida pelo Estado. A proposta é que as unidades de saúde atuem como responsáveis pelo acolhimento de pacientes de baixa e média complexidade. Na ocasião, este diário noticiou a intenção de utilizar o Hospital de Misericórdia Nossa Senhora Aparecida de Presidente Bernardes, de médio porte, como retaguarda ao HR, que é referência em atendimentos complexos.

 

Salário dos servidores

Outro tema também abordado recentemente na Câmara de Santo Anastácio foi o salário de alguns servidores municipais. Conforme a assessoria do órgão, o vereador Agripino Miguel Costa (PT) defendeu em requerimento "que se faça justiça quanto ao salário dos servidores públicos de Santo Anastácio, que recebem menos de um salário mínimo". Segundo ele, a questão já foi discutida na casa de leis por diversas vezes, "sem providências por parte do Executivo em garantir que o servidor passe a ganhar o mínimo nacional".

No entanto, de acordo com a presidente do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Santo Anastácio, Sonia Stelato, nenhum trabalhador do município recebe hoje um salário inferior ao mínimo nacional. "Existem 184 cargos com referência inicial abaixo do valor. No entanto, desde 2013, eles passaram a receber uma complementação municipal para atingir o mínimo, por meio de um decreto sancionado pela municipalidade", explica. Stelato explica que benefícios que os trabalhadores recebem têm valores abatidos em seus holerites, de modo que alguns acreditam receber menos por isso.
Publicidade

Veja também