Dupla escapa de penitenciária em Pacaembu e é recapturada

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, foi instaurado um procedimento disciplinar em desfavor dos foragidos recapturados, que deverão regredir ao regime fechado

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 28/12/2016
Horário 09:06


Uma dupla de detentos escapou do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Pacaembu, na tarde do domingo de Natal, mas foram recuperados pela Polícia Militar na noite do mesmo dia. Os foragidos forçaram os alambrados que cercam a unidade e embrenharam-se no  matagal  aos fundos do CPP, por volta das 15h.

De acordo com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), por volta das 21h daquele dia, os policiais militares de Adamantina e Pacaembu se deslocaram ao presídio, conduzindo os dois sentenciados que haviam se evadido. Eles foram recapturados a aproximadamente 10 km da unidade, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), sentido Flórida Paulista. "Foi instaurado um procedimento disciplinar em desfavor dos foragidos recapturados, que deverão regredir ao regime fechado. Ressalvamos que as unidades de regime semiaberto, de acordo com a legislação brasileira, não são cercadas por muralhas nem dispõem de vigilância armada", explica a SAP.

Ainda segundo a Assessoria de Imprensa da pasta, os presos nesse regime saem para trabalhar e estudar externamente, com autorização judicial. "A permanência nesse regime se deve mais à autodisciplina do preso do que a mecanismos de contenção", informa. Durante as saídas temporárias, os reeducandos são autorizados a sair da unidade para passar alguns dias na residência de seus familiares.

 

Saída temporária

A reportagem entrou em contato com a SAP para solicitar um balanço da saída temporária, mas, de acordo com a pasta, o levantamento ainda não foi feito e as informações deverão ser divulgadas posteriormente.
Publicidade

Veja também