Dupla prudentina encara Ironman 70.3 de Miami

Treinados por Paulo Leite, Rodrigo Rolim Duarte e Rodrigo Rangel Bongiovanni participam da prova neste domingo, a partir das 7h25

Esportes - Jean Ramalho

Data 24/10/2013
Horário 07:24
 

Números 28 e 31 pela categoria 35 a 39 anos, durante a quarta etapa do Troféu Brasil de Triatlo, disputado em 22 de setembro, em Santos, os triatletas Rodrigo Rolim Duarte e Rodrigo Rangel Bongiovanni, respectivamente, enfrentam o Ironman de Miami, nos Estados Unidos, neste domingo. A prova será desenvolvida no formato meio iron, também chamado de 70.3, com medidas de 1,9 quilômetro (km) de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida.

Jornal O Imparcial Nos Estados Unidos, o triatleta Rodrigo Rolim, de Prudente, disputa a categoria 35 a 39 anos

A dupla, que integra a equipe da Academia Winner/Irontri/Nabileque, se preparou durante toda a temporada para esta prova, sob a supervisão do técnico e triatleta, Paulo Cézar da Costa Leite. As largadas começam a partir das 7h25 (horário de Brasília), do Bayfront Park, com a participação de mais de 3 mil competidores.

Inscritos na modalidade amadora olímpica no Troféu Brasil, que teve um trajeto de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, a dupla conseguiu atingir o objetivo traçado inicialmente por Leite, que era fazer com que os atletas completassem a prova. Na ocasião, Duarte terminou a etapa em 28º com 2h23min25s50, enquanto que Bongiovanni fechou sua participação em 31º com o tempo total de 2h26min14s520.

Em solo norte-americano, Leite salienta que o objetivo da dupla, que compete pela categoria composta por atletas com idades entre 35 e 39 anos, continua o mesmo da prova santista. "Nosso intuito não é que os atletas alcancem o pódio, até porque está será a segunda prova deles no ano. Mas nosso objetivo é que eles completem o trajeto, se possível com o tempo abaixo das 5 horas de prova", ressalta o técnico.

 

Treino intenso

Submetidos a uma rotina intensa de treinamentos desde janeiro, os triatletas embarcaram para Miami na noite de segunda-feira. De acordo com Leite, o período extra em Miami servirá para a dupla fazer uma aclimatação, além de se adaptar e finalizar os treinamentos no circuito da prova.

Segundo o treinador, desde o início da temporada os atletas passaram por treinamentos pontuais, onde a carga exigida foi aumentando gradativamente. De acordo com ele, os trabalhos foram divididos em duas etapas, entre janeiro e julho e de julho até a última semana. "Até julho, o trabalho foi desenvolvido com menos intensidade. Já após esse período, aumentamos o volume e exigimos mais dos atletas", comenta.

Ainda segundo Leite, embora estejam em plena atividade no esporte, o treinamento dos atletas é para longo prazo. Isso porque, conforme o treinador, a dupla alcançará o ápice do condicionamento físico necessário apenas em 2015, ano em que os dois devem encaram as provas de ironman, que envolve 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida.

 

 

SAIBA MAIS

TRADIÇÃO EM JOGO

Localizada no Estado norte-americano da Flórida, a cidade de Miami sedia uma das provas mais tradicionais do ironman mundial, conforme o técnico e triatleta, Paulo Cézar da Costa Leite. Segundo ele, além disso, "a competição costuma reunir também o maior número de competidores brasileiros com relação às demais provas internacionais". Dentre os brasileiros confirmados, está o atual campeão das 500 Milhas de Indianápolis, pela Fórmula Indy, Tony Kanaan, também inscrito na categoria entre 35 a 39 anos. Mais de 3 mil triatletas são esperados para a etapa, que será disputada no estilo meio iron, com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. As largadas começam a partir das 7h25 (horário de Brasília), do Bayfront Park.
Publicidade

Veja também