Dupla treina Cheerleading na Praça do Centenário

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 25/04/2021
Horário 03:30
Cauê Madureira e Evelyn: movimentos sincronizados
Cauê Madureira e Evelyn: movimentos sincronizados

Todos os dias de manhã o educador físico Cauê Madureira e a fisioterapeuta Evelyn são vistos treinando na Praça do Centenário, e chamam a atenção. Eles praticam uma modalidade pouco conhecida no Brasil o Cheerleading, esporte que começou em universidades americanas, para animar as torcidas em jogos escolares, e disseminou-se pelo mundo, com equipes que passam treinamentos e disputam campeonatos e torneios. Cauê e Evelyn praticam o esporte desde 2014. Diante das restrições da pandemia passaram a treinar na praça, ao lar livre, diariamente das 7h às 8h. Segundo eles, o Brasil já tem 80 equipes e mais de 200 times, o equivalente a 10 mil atletas praticando o Cheerleading. No esporte os praticantes mostram  suas habilidades com acrobacias, saltos, dança com movimentos sincronizados, levantamentos e formação de pirâmides. “A modalidade esportiva é formada por três pilares: ginástica, acrobacias e dança”, explicou Cauê. Segundo ele a ginástica ritmada representa 50% do cheerleading! A coreografia é essencial para uma apresentação e requer bastante esforço físico. São horas intensas de treinos diários para quase três minutos de apresentação.

.........

Bom domingo

Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas. Ele disse:
- Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é mau! É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego. O outro é bom! É a alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta, e perguntou ao avô:
- Qual lobo vence?
O velho índio respondeu:
-"Aquele que você alimenta!"


Alerta

Mais uma preocupação vinda da pandemia. O confinamento fez aumentar casos de miopia em crianças. Mais tempo dentro de casa e na frente de telas de computadores e celulares, com pouca luz natural está entre as causas apontadas pelos médicos, especialmente nos menores com idades entre 6 e 8 anos.


Despoluição

O engenheiro Itamar Rodrigues, diretor de geração da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energias) de São Paulo, está na Veja São Paulo dessa semana. Morador de Santo Anastácio, ex-morador de Mirante do Paranapanema e Primavera, no Pontal do Paranapanema, foi ele quem gravou as cenas que circularam nas redes sociais e mostrando tilápias graúdas na região do Rio Pinheiros, e que deixou os paulistanos animados. As imagens mostram um cardume de peixes na região que está passando por um projeto de despoluição.

Dura realidade

Os cartórios do país nos trazem uma nova realidade: cai proporção de idosos mortos por Covid 19. Os registros mostram a redução de óbitos pela doença no grupo de 90 e 99 anos. Na contramão, aumento na faixa de 20 a 29.

Sucesso prudentino!

Uma das principais reportagens da revista Domingo de amanhã conta a história do dramaturgo, escritor e roteirista Dan Rosseto, jornalista formado em Prudente que decidiu seguir carreira no teatro e hoje é um dos mais bem sucedidos do país. Já assinou mais de 40 projetos entre dramas, comédias, solos e musicais e agora assina uma série da Globoplay.

Publicidade

Veja também