Ed Thomas e Bugalho terão maior tempo na TV e no rádio

Pessebista dispõe de 1 minuto e 45 segundos, enquanto tucano recebe 1 minuto e 40 segundos; João Figueira e Major Glauco ficam impedidos de participar

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 06/10/2020
Horário 16:48
Divulgação - Tempo na TV e no rádio depende do número de representantes que partidos tenham na Câmara
Divulgação - Tempo na TV e no rádio depende do número de representantes que partidos tenham na Câmara

Os candidatos a prefeito em Presidente Prudente, Ed Thomas (PSB) e Nelson Bugalho (PSDB), terão o maior tempo para a propaganda eleitoral no rádio e na televisão. De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), o postulante pessebista dispõe de 1 minuto e 45 segundos, ao passo que o candidato tucano, que tenta a reeleição na cidade, recebeu 1 minuto e 40 segundos. O horário eleitoral gratuito começa a ser veiculado a partir de 9 de outubro e segue até 12 de novembro.

A propaganda eleitoral será dividida em blocos de 10 minutos, exibidos de segunda a sábado. No rádio, a transmissão ocorre das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já na televisão, a exibição é feita das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o cálculo do tempo para cada prefeiturável segue critérios previstos na Lei das Eleições e na Resolução TSE 23.610/2019, que preveem a divisão da seguinte forma: do total do tempo de propaganda, 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos tenham na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente entre todos os partidos.

Na sequência da distribuição de tempo, destaca-se o candidato Fábio Sato (MDB), com 1 minuto e 28 segundos. A seguir, vêm Luís Valente (PT), com 1 minuto e 18 segundos; e Guilherme Piai (PSL), com 1 minuto e cinco segundos. Os menores tempos ficam com Paulo Lima (PSD), que possui 45 segundos; Laércio Alcântara (DEM), com 39 segundos; José Lemes (PDT), com 37 segundos; Juliano Borges (Podemos), com 25 segundos; e Marcos Lucas (Avante), com 13 segundos.

Os candidatos João Figueira (PRTB) e Major Glauco (PTB), que completam o time de prefeituráveis em Prudente, não terão tempo na televisão e no rádio, uma vez que suas legendas não atingem a chamada cláusula de desempenho.

A veiculação da propaganda eleitoral no primeiro dia segue uma ordem definida por sorteio. Os blocos serão abertos com o candidato Marcos Lucas e encerrados com Bugalho (veja abaixo a ordem de veiculação).

Ordem de veiculação no primeiro dia

1 - Marcos Lucas (Avante) - 13 segundos
2 - Juliano Borges (Podemos) - 25 segundos
3 - José Lemes (PDT) - 37 segundos
4 - Laércio Alcântara (DEM) - 39 segundos
5 - Paulo Lima (PSD) - 45 segundos
6 - Guilherme Piai (PSL) - 1 minuto e cinco segundos
7 - Luís Valente (PT) - 1 minuto e 18 segundos
8 - Fábio Sato (MDB) - 1 minuto e 28 segundos
9 - Ed Thomas (PSB) - 1 minuto e 45 segundos
10 - Nelson Bugalho (PSDB) - 1 minuto e 40 segundos

Publicidade

Veja também