Educação financeira: crucial para se viver bem e com qualidade

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 01/12/2022
Horário 06:10

E chegamos ao último mês do ano. Período para analisarmos e colocarmos em ordem as contas para prosseguirmos com o orçamento equilibrado. Apesar de tantas dificuldades financeiras enfrentadas por inúmeras famílias – que foram acentuadas por conta do período pandêmico -, quem se esforçou para controlar os gastos e poupar um pouco para este período, certamente começará 2023 com mais tranquilidade.
Infelizmente, a maioria dos brasileiros não tem educação financeira, e muitos deles acabam gastando mais do que ganham. Assim, a conta não fecha. E a bola de neve de dívidas vira um verdadeiro pesadelo, tirando o sono de muitos pais e mães de família. E a cada virada de ano, a situação pode ficar ainda mais complicada, visto que todos os boletos costumam encarecer, devido aos reajustes naturais das mensalidades. A exemplo de quem tem filho em escola particular. Como noticiado ontem por O Imparcial, o reajuste deve ficar entre 8% e 12%, como orientado pelo Sindicato das Escolares Particulares de Presidente Prudente e Região - mas lembrando que cada unidade tem autonomia para estabelecer seu percentual de reajuste. O importante é que, caso a mensalidade fique além do que a família pode arcar, que haja diálogo entre as partes, a fim de que o reajuste caiba no bolso do responsável, e fique dentro do que a escola necessite para arcar com suas despesas.
Materiais e matrículas escolares, impostos diversos, presentes, festas e viagens marcam o período que começa em dezembro e segue até janeiro e fevereiro. Desta forma, quem conseguiu se organizar e se preparar financeiramente, conseguirá aproveitar os momentos sem tanto estresse. Importante frisar que tais gastos extras são totalmente previsíveis, e, portanto, é crucial estar preparado financeiramente para eles. Muitos já estão com a primeira parcela do décimo terceiro salário no bolso, e o ideal é que este dinheirinho extra seja usado com sabedoria, sem extravagâncias. Ter controle financeiro é o primeiro passo para se viver bem e com qualidade!

Publicidade

Veja também