Uma palavra que possa melhor definir a educação física, e que todos jamais possam esquecer e se identificar com ela seria: movimento. De uns tempos para cá, nunca se falou tanto em saúde e qualidade de vida, o que nos preconiza a acreditar que precisamos estar em busca de algo que conceda ao nosso corpo a não ficar parado. Busque variedade de momentos, pratique algo.
Esse conceito de movimento ficou muito mais evidente e necessário em nossas vidas depois que fomos obrigados a ficar em casa, parados praticamente por dois anos. O efeito pós-pandemia ficou tão bem claro que, muitos de nós, quando voltamos à rotina normal de nossas vidas, fomos orientados após diagnósticos médicos, que teríamos de voltar a fazer movimento para que pudéssemos restabelecer nossa vida funcional. O que muitos, devido praticamente uma certa debilitação, havia a necessidade de se exercitar urgentemente. Gradativamente fomos sentindo e vivenciando o quanto a educação física se portou como mola mestra na vida de muita gente.
Hoje as instituições, escolas, empresas, entre outros, se têm e veem como outro habitat além de nossas casas, um portal de continuidade de saúde e bem-estar, e que principalmente, através do movimento, todos se preocupam em estar bem. Hoje vemos o quanto cresceu o número de academias, praças, parques, espaços de longevidade e o quanto as empresas se prontificaram de estabelecer momentos que de alguma maneira seus colaboradores necessitam de se movimentar através da ginástica laboral. Nisso, demonstra o quanto a educação física se tornou peça fundamental nesse processo de agregar aà pessoas sua necessidade na preocupação em fazer movimento.
A ciência já provou o quanto que o ser humano necessita se movimentar diariamente, se entendermos que sua capacidade funcional tenha melhor vitalidade. Três qualidades ou valências físicas que todo ser humano necessita, se realmente quer dar um sentido maior a sua fisiologia: força, resistência e flexibilidade. Isso nos prova e mostra que a ciência é mágica quando estipulou que o movimento é necessário a todos nós. Cabe-nos, que através do movimento, é o que define verdadeiramente uma das maiores áreas do conhecimento, a educação física.
Quer ser um profissional de educação física? Busque uma instituição credenciada, goste de gente, cuide sempre de você, estude, pesquise, estimule as pessoas sua necessidade de se movimentar, estabeleça padrões de hábitos saudáveis, tenha constância daquilo que comprove a ter mais qualidade de vida. Busque na variedade dos movimentos a necessidade de suas valências e qualidades, isso enobrece e fortalece nosso corpo, mente e espírito.
Podemos até estarmos indo bem quanto ao emocional e o espiritual, quando se acertam, mas se o nosso físico não se sustenta, ficamos à mercê de algo que não foi e precisa ser alimentado urgentemente. Doses homeopáticas, na variação de movimentos, gradativamente nos levam a entender e perceber o quanto o exercício físico nos beneficia sempre. E a vida ficará bem mais leve, acredite!