Educação, o caminho para a paz

OPINIÃO - Paula Carneiro

Data 24/06/2025
Horário 04:30

Caro leitor, quanta violência nosso planeta tem vivido nesses últimos dias! Tudo por motivos de poder, de religião, de economia. Sabemos que por mais distantes que estejamos dos acontecimentos, é fatal que as consequências cheguem até nós afetando a vida de todos.
Assim, podemos acreditar que a educação é o melhor caminho para a paz, pois é nela que nossos professores trabalham a capacidade intelectual, física, social e emocional. O professor é a ponte que conduz nossas crianças e jovens, melhorando a qualidade de vida deles e contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades.
A educação é o espaço perfeito para que professores e alunos desmistifiquem ideias, possibilitando ao jovem, à criança descobrir coisas novas e com outros olhares abrir horizontes.
Por isso, como sociedade plena e consciente de que o futuro está nas mãos das crianças e dos jovens, acreditemos que através da educação, da confiança que depositamos na figura do professor teremos uma sociedade melhor comprometida com a racionalidade, com a bondade e com a honestidade. E sendo assim, haverá a possibilidade de cada uma de nossas crianças e jovens fazer uma leitura de mundo e planejar uma vida de sucesso, de paz.
Como afirmava Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

Publicidade

Veja também