Elaboração de projeto que prevê implantação de centro de monitoramento em Prudente está em fase final

Por meio do Ciom, objetivo é aumentar número de pontos cobertos por câmeras e integrar outros serviços que têm esta finalidade, a fim de tornar cidade mais segura

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 04/08/2023
Horário 17:26
Foto: Rodolfo Viana/Secom
Prefeito se reuniu com representantes da Polícia Militar para discutir projeto de monitoramento
Prefeito se reuniu com representantes da Polícia Militar para discutir projeto de monitoramento

A Prefeitura de Presidente Prudente informou que está em fase final a elaboração do projeto de licitação do Ciom (Centro Integrado de Operações e Monitoramento), compreendendo toda a estrutura do centro da cidade, para o fornecimento de câmeras, monitores, sistemas de cabeamento, internet, entre outros itens necessários para a operacionalização do serviço. O objetivo é aumentar o número de pontos cobertos por câmeras e integrar outros serviços de monitoramento, como os do transporte coletivo, que é controlado por GPS, dos radares de velocidade e dos semáforos, bem como garantir a segurança no entorno de escolas, postos de saúde, praças e parques públicos.

O prefeito Ed Thomas (sem partido) recebeu na tarde dessa quinta-feira o comandante do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), coronel Márcio Cortez, e o comandante do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), tenente-coronel Luís Edson Disaró, entre outros oficiais da Polícia Militar, para avançar nas tratativas visando a implantação do Ciom.

Conforme lembrou o titular da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), Cezar Adriano Gardim Lopes, todo esse sistema será espelhado com o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) da Polícia Militar, permitindo o monitoramento em tempo real das ocorrências para maior agilidade no atendimento por parte das forças policiais e, a depender do caso, do poder público.

Ainda não há uma definição de onde esse serviço será instalado, podendo inclusive estar sediado no próprio Copom, possibilidade que foi apresentada pelo coronel Cortez durante a reunião.

Para Ed Thomas, esta central representa um avanço significativo na garantia da segurança e do bem-estar da população, com foco especial nas unidades de ensino. “É importante lembrarmos que nosso novo serviço de iluminação pública é dotado de recursos inteligentes, que podem ser utilizados como instrumento para transmissão das imagens das câmeras de segurança. No ano passado, aprovamos na Câmara a lei de videomonitoramento, que nos permite avançar nesse trabalho, integrando Prefeitura e forças policiais em prol de uma cidade ainda mais segura”, disse o prefeito.

Publicidade

Veja também