Eleições contribuem com trabalho temporário

Com dificuldade de encontrar emprego, cabos eleitorais comemoram serviço conquistado, mesmo que por tempo determinado

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 29/09/2016
Horário 09:11

 


Embora temporárias, o período eleitoral tem proporcionado oportunidades de emprego para alguns moradores de Presidente Prudente. Nos cruzamentos das principais avenidas da cidade é possível ver diversas pessoas uniformizadas com as cores de candidatos, portando bandeiras, entregando panfletos ou acompanhando os aspirantes a cargos no Executivo e no Legislativo. Para alguns cabos eleitorais entrevistados pela reportagem, o serviço traz alívio em um momento de crise e desemprego, mesmo que seja por apenas 30 dias.

O vigilante Marcio Rodrigues dos Santos, 35 anos, faz curso de técnico em segurança e medicina do trabalho e, mesmo tendo qualificação, conta que está difícil arranjar emprego em Prudente. "Esta vaga surgiu em boa hora. Vai contribuir para o orçamento", promove. Conta que o serviço não é desgastante e o horário é flexível, sempre por meio período. "Quando me dei conta do período eleitoral, fui comitê por comitê atrás de uma vaga. Como estava desempregado, precisava arranjar alguma coisa", complementa.

Franciele Aparecida Calhera Lameu, 24 anos, nunca tinha trabalhado, mas aproveitou a oportunidade como cabo eleitoral para começar. "O marido da minha prima me indicou e consegui a vaga. O serviço é bom e vai ajudar no fim do mês", diz a moça. Conta que cada dia faz um tipo de atividade diferente, o que faz com que a atividade seja ainda mais interessante. Também indicadas, Rosângela Vlasic, 41 anos, e Lorraine de Oliveira Barbosa, 23 anos, comemoram a conquista. "Estava sem emprego e esse serviço tem ajudado bastante", comenta Lorraine.

 

Candidatos ao Executivo


O presidente do PTB, Feiz Abbud, relata que cerca de 30 cabos eleitorais foram contratados pelo partido, a fim de divulgar o número do candidato ao Executivo que o partido apoia, Nelson Roberto Bugalho (PTB), pela coligação "Avante Prudente" (PDT/PTB/PSC/PV/PCdoB/PHS/PMB/PR/PSDB). Explica que a legislação permite a convocação destes trabalhadores sem vínculo empregatício, por prazo determinado e pagamento a combinar.

O PSOL, partido do candidato à chefia do Executivo, Donizete Antonio Marcelino, Prof. Donizete, informa que, no Brasil inteiro, a legenda não contrata cabos eleitorais. "Temos por princípio que nossa luta é por um ideal, assim, aqueles que vêm colaborar com nossas candidaturas o fazem como militantes", aponta. "Em Prudente, cerca de 20 pessoas acreditam em nossas bandeiras e se juntaram a nós em nossas caminhadas. Com o lema: Não ganho um real, estou na rua por um ideal" é que vamos somando a cada ano mais pessoas em nossa luta!", destaca. Também candidato ao Executivo, Daniel Aguiar Grandolfo (SD) declara o mesmo. "Não temos cabos eleitorais pagos trabalhando por nós, quem está trabalhando em nosso nome são nossos amigos, conhecidos, nossa família", diz.

Jornal O Imparcial O vigilante Marcio diz que emprego surgir em boa hora e Franciele diz estar feliz com seu primeiro serviço

Consultados, os partidos relacionados aos outros aspirantes ao Executivo não se manifestaram sobre o assunto. São eles, o PMDB, de Agripino de Oliveira Lima Filho, que concorre pela coligação "Prudente é +" (PMDB/PSDC). PPS, de Fábio César Sato, da coligação "Juntos por Prudente" (PPS/PSB/DEM/PP/PTN/PEN/PSD/PROS). Ainda, PTdoB, de João Cláudio da Silva, Dodô; e PRB, com José Lemes Soares, pela coligação "Acorda Prudente" (PRB/PTC/PSL). Por fim, o PT, que traz como candidata Regina Helena Penati Cardoso Ferreira.

 
Publicidade

Veja também