Eleitos expõem perspectivas para novo mandato

Diante de cenário econômico comprometido, gestores regionais avaliam medidas para corte de gastos nos próximos quatro anos

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 23/11/2016
Horário 07:03


O Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Presidente Prudente promoveu, na manhã de ontem, no auditório do Sesi (Serviço Social da Indústria), um encontro com os prefeitos eleitos e reeleitos da região, com o objetivo de discutir a necessidade de implantação de políticas de apoio às micro e pequenas empresas. A reportagem esteve no local e aproveitou a ocasião para discutir com os futuros administradores públicos quais suas perspectivas de gestão para os próximos quatro anos. O novo prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho (PTB), não participou do evento em virtude de sua internação após uma cirurgia considerada simples na última sexta-feira, conforme noticiado por este periódico, contudo, seu vice, Douglas Kato (PTB), compareceu ao local para representá-lo.

Jornal O Imparcial Douglas Kato, vice de Prudente

Conforme Douglas, as expectativas para a nova gestão são "as melhores", tendo em vista que a Prefeitura prudentina encontra-se com a folha de pagamento em dia. "Financeiramente falando, sabemos que o Brasil passa por um momento delicado, mas vamos trabalhar com o que temos", expõe. Entre as medidas que devem ser adotadas para controlar os gastos do poder público mediante o atual cenário econômico do país, sem ocasionar déficit aos cofres públicos, estão a redução de custos e a adequação de investimentos, que devem ser priorizados para as áreas de educação e saúde. "Temos sorte de pegar uma cidade muito bem reestruturada, embora haja aspectos que precisam passar por avanços, como a falta de creches. Entretanto, o período de transição está bacana e sem problemas. Há questões para as quais vamos dar a nossa própria cara, porque apesar de ser um governo apoiado pelo Tupã é, de fato, um novo governo", complementa.

O futuro prefeito de Álvares Machado, José Carlos Cabrera Parra (PSDB), acredita que a nova gestão vai ser uma grande desafio, levando em consideração as dificuldades que permeiam o cenário econômico brasileiro. "Nossa Prefeitura está com um quadro de funcionários bastante inchado, portanto, pretendemos reduzir os gastos da melhor maneira possível", denota. Segundo Cabrera, hoje a folha de pagamento do município passa dos 54% e, entre as medidas necessárias para controle de despesas, está a redução de determinados benefícios, como gratificações e horas extras em excesso. "Vamos ver o que podemos cortar e temos contado com grande ajuda nesse período de transição. O atual prefeito, Horácio César Fernandez , já nos deixou a equipe à disposição", destaca.

 

Outros prefeitos


Para o novo gestor de Euclides da Cunha Paulista, Christian Fuziki Ikeda (PSD), as perspectivas para os próximos quatro anos são boas, porém, existe uma preocupação com relação aos débitos que não quitados. "Quanto aos débitos com fornecedores, vamos ter que analisar as possibilidades de pagamento ou negociação na Justiça. Acredito que uma parte possa ser negociada, ao passo que teremos de recorrer ao recebimento do restante na forma de precatórios", aponta.

Entre as medidas que devem ser adotadas, estão a redução de gastos com horas extras e reavaliação de determinadas despesas. "Estamos analisando a gestão do sistema de ensino – o Anglo –, que é muito bom, mas gera um custo elevado para o município, o plantão da UBS e o transporte de estudantes para Presidente Prudente. O objetivo é verificar se é possível manter os subsídios ou se há a necessidade de cortá-los. Contudo, a pretensão é, claro, mantê-los", salienta.

Em Pauliceia, o propósito da administração pública é enxugar a máquina e iniciar a gestão com o menor número de cargos de confiança possível. É o que afirma o futuro prefeito, Ermes da Silva (PPS), que tem boas expectativas para 2017. "Será um ano melhor e a transição tem se dado de forma tranquila", explana.

O novo prefeito de Dracena, Juliano Brito Bertolini (PTN), por sua vez, pontua que o passo inicial para o seu mandato é a elaboração do planejamento do primeiro semestre. "No primeiro quadrimestre faremos um choque de gestão, com o objetivo de melhorar a aplicação do dinheiro conforme a arrecadação. Queremos trabalhar com uma equipe enxuta e com mais eficiência e, a princípio, vamos cortar cargos de confiança", considera. Juliano diz ainda que tem como propósito melhorar a distribuição de alguns setores de movimento diário, como secretarias de Obras e Agricultura, maquinário e frota do município. "A intenção é enxugar a máquina e poder aplicar o dinheiro de forma mais direcionada. A transição está sendo condizente e vamos ver o que podemos fazer de imediato", comenta.

 

Comparecimento

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Sebrae, o evento contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e representantes de 22 municípios da região: Álvares Machado, Dracena, Euclides da Cunha Paulista, Marabá Paulista, Mariápolis, Martinópolis, Monte Castelo, Nantes, Narandiba, Osvaldo Cruz, Pauliceia, Pirapozinho, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Ribeirão dos Índios, Salmourão, Santa Mercedes, Santo Anastácio, Santo Expedito, Tarabai e Teodoro Sampaio.

 
Publicidade

Veja também