Elektro inicia cortes de energia na Prefeitura

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 20/12/2016
Horário 09:07


A Elektro inicia amanhã o corte de energia nos prédios da Prefeitura de Estrela do Norte que estão com as contas atrasadas. Questionada sobre os locais que serão atingidos, a Assessoria de Imprensa da concessionária se limitou a dizer que o fornecimento será mantido nos órgãos que prestam serviços essenciais à população. A medida se dá por falta de posicionamento do Executivo, já que, segundo a empresa, "houve várias" tentativas de negociação da dívida, cujo valor não foi revelado. Na tarde de ontem, no entanto, o prefeito Hélio Lima dos Santos (PTB) informou à reportagem que "ainda estava em negociação" com a concessionária.

O prazo final para posicionamento da administração municipal dado pela Elektro encerrou no dia 12. No entanto, nesta data, o Executivo pediu prorrogação, e as tratativas seguiram até ontem. O prefeito, no entanto, tomou conhecimento da possibilidade de corte da energia elétrica há cerca de uma semana, já que, entre novembro e dezembro, no prazo de um mês, foi afastado e reconduzido ao cargo por duas vezes.

Como noticiado neste diário, Hélio foi reconduzido ao cargo no dia 5 por força de uma liminar. No dia 12, alegou que a situação financeira da Prefeitura "não é das melhores, por conta de dívidas a pagar herdadas de outras administrações". Afirmou ainda que, por "ter participado ativamente denunciando supostos desvios do Executivo por políticos de outras legendas, em outros mandatos, vem sofrendo repressões".

O chefe do Executivo foi afastado pela segunda vez no dia 2, pela Câmara Municipal. Desta vez, o motivo do afastamento estava vinculado a possíveis atrasos da Prefeitura à CEF (Caixa Econômica Federal), relacionados a empréstimos consignados de funcionários públicos. De acordo com informações do presidente da casa de leis, Mário Martins Oliveira (SD), a administração municipal teria deixado de repassar ao banco o montante de R$ 264 mil, equivalente a seis meses de atrasos nos valores dos empréstimos de aproximadamente 220 servidores, que tiveram seus nomes inseridos nos cadastros de órgãos de proteção ao crédito.

Com a decisão pelo afastamento, José Hunberto Alves Leonardo, Zé Gordo (SD), vice do atual prefeito, foi empossado. Isso também pela segunda vez, já que no dia no dia 4 de novembro, os nove vereadores de Estrela entenderam ter fundamento uma denúncia que acusou Hélio de crime de responsabilidade e improbidade administrativa, por aquisição de combustível sem licitação, em um posto de Sandovalina, dentro do período eleitoral. Na ocasião, ele ficou quase 15 dias afastado e conseguiu retornar ao Executivo após conseguir uma liminar do juiz Francisco José Dias Gomes.

 
Publicidade

Veja também