Elektro inspeciona rede elétrica de Pirapozinho

Após reclamações de moradores na audiência pública, anteontem, distribuidora se comprometeu a efetuar reparos necessários

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 18/11/2016
Horário 10:02


A Elektro – Distribuidora de Energia planeja uma inspeção "minuciosa" na rede elétrica de Pirapozinho, principalmente nos bairros da zona rural, para efetuar os reparos que se mostrarem necessários. A informação é da Assessoria de Imprensa da empresa, que enviou representantes à audiência pública realizada na noite de anteontem, na Câmara Municipal. O encontro foi marcado pelo vereador Claudinei Dinello (PSDB), que afirma que foi procurado por moradores da cidade que reclamavam de contínuas interrupções no fornecimento do serviço. O debate ainda teve a participação de representantes da Fundação Procon e da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo).

Jornal O Imparcial Audiência na Câmara Municipal reuniu moradores e representantes de órgãos envolvidos

"A audiência foi satisfatória, pois conseguimos aproximar o consumidor da empresa. Assim, os moradores expuseram os problemas sofridos aos representantes da Elektro, que se prontificaram a fazer os reparos necessários a partir da próxima semana", diz o vereador.

A Assessoria da distribuidora de energia alega que os problemas apontados pelos reclamantes não tinham sido direcionados à concessionária até então, portanto, cada um dos apontamentos foi "ouvido atentamente" pelos representantes da empresa. A Arsesp, que representou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na audiência, informou à reportagem, na tarde de ontem, que a equipe que participou do evento estava em viagem e, sendo assim, na data, não tinha informações a respeito do encontro.

Claudinei destaca que o assunto precisava ser debatido em função de o município contar com produtores de hortifrúti, os quais utilizam sistema como a hidroponia, que se trata de uma técnica de cultivar plantas sem solo. "Quando ocorre a interrupção de energia, todo o processo é comprometido, levando a perda total da produção. Ressaltamos ainda que, na comunidade, temos produtores de leite que utilizam o sistema de ordenha e de resfriamento, os quais também sofrem com o problema", diz.

Além de representantes dos órgãos apontados, participaram da audiência membros da Associação de Moradores do Bairro Noite Negra e Aracy, ACE (Associação Comercial e Empresarial de Pirapozinho), Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e produtores rurais de assentamentos de Mirante do Paranapanema, Presidente Bernardes, Narandiba e do distrito de Nova Pátria.

 

Direitos do consumidor


Na audiência, a coordenadora do Núcleo Regional da Fundação Procon-SP em Presidente Prudente, Priscila Landin, informou aos presentes sobre um canal do órgão aberto para reclamações. Apontou que, caso os problemas persistam, os consumidores podem protocolar uma denúncia coletiva e, assim, a empresa responsável, no caso, a Elektro, será notificada. Na oportunidade, falou ainda sobre os direitos dos moradores prejudicados, sobre os serviços adequados, deu sugestões de soluções e ainda tratou dos prazos para reparação de danos elétricos em equipamentos, além do devido funcionamento do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). "Fomos conhecer a situação. Como Pirapozinho não conta com um Procon Municipal, nos colocamos à disposição, mas lembrando que a Fundação Procon trabalha somente com demandas coletivas", pontua.

 
Publicidade

Veja também