Eliminar focos é única saída para evitar escorpiões

De acordo com o CCZ, é possível minimizar os riscos trazidos pelo aracnídeo, mas é preciso manter casas e terrenos limpos

PRUDENTE - BRUNO SAIA

Data 16/11/2016
Horário 08:31
 

A visualização e captura de escorpiões por moradores de Presidente Prudente tendem a aumentar durante períodos de calor intenso, mas a proliferação do aracnídeo ocorre principalmente por conta da presença de áreas com entulhos, madeira, telhas, tijolos, as quais oferecem o ambiente ideal para a sua reprodução. "A única saída é eliminar o foco", explica o médico veterinário e diretor do CCZ (Centro de Controle e Zoonoses de Presidente Prudente), Célio Nereu Soares.

Jornal O Imparcial Pilha de telhas encostada ao muro do terreno na Antônio Lopes de Azevedo, contribui para o aparecimento do aracnídeo

Ele se refere ao caso do aposentado Roberto Benedito, 57 anos, que, assim como muitos outros prudentinos, convive com uma casa de madeira abandonada ao lado de sua residência, na Rua Antônio Lopes de Azevedo, na Vila Luzo, em Prudente. "O imóvel está abandonado há mais de dez anos, a Prefeitura vem direto, já notificou o dono várias vezes e continua desse jeito", afirma, apontando a pilha de telhas, ao lado da casa de madeira abandonada.

Nos últimos três meses, Roberto já encontrou seis escorpiões dentro do quintal de sua casa, onde seu neto, de 2 anos, gosta de brincar. "Achamos sempre desse pequeno, que é o mais perigoso e a nossa casa é tudo limpinha, mas o duro é esse povo, que não zela", completa, preocupado.

 

O perigo mora ao lado

"O problema é que ele tem um foco próprio e, mesmo mantendo seu terreno limpo, os escorpiões vão continuar aparecendo, por conta do terreno do vizinho", destaca Célio, dizendo que em casos como o de Roberto, é preciso ter muito cuidado para evitar acidentes. "Eles entram pelo portão da frente, sobem pelo muro, mas vedar portas e janelas, evitar deixar objetos rente ao muro, colocar tela em ralos, são medidas que ajudam a minimizar as chances de os escorpiões entrarem na casa e também facilita que eles sejam visualizados", relata. Realizar a dedetização do imóvel também pode ajudar, pois reduz o número de insetos que podem servir como alimento do escorpião.

"Quando existe a suspeita de que alguém foi picado, tem que procurar atendimento médico imediatamente, em uma UBS (Unidade Básica de Saúde) que, caso confirmado, irá encaminhar a pessoa para o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo ou para a santa casa, em Prudente", explica o veterinário. Mais informações sobre prevenção e até mesmo para denunciar possíveis focos de escorpiões podem ser feitas no CCZ, pelos telefones 3905-4220 e 3905-2156.

 
Publicidade

Veja também